Entender o conceito de mercado digital é muito importante para que as empresas possam se preparar para essa nova realidade e trabalhar com ela da melhor forma. Mas o que se vê é que muitos empreendedores ainda não compreendem esse conceito.
Qualquer negócio que não faça parte dele, perde muitas chances de apreciar novas maneiras de trabalhar e melhorias constantes nos produtos e serviços oferecidos, assim como nas práticas de comunicação.
É importante ressaltar que cada vez mais as pessoas compram pela internet do que em lojas físicas, da mesma forma, anúncios no Instagram geram muito mais impactos do que um grande outdoor.
Todas essas mudanças são exemplos do que acontece dentro do mercado digital e quando uma empresa investe nele, se torna mais visível para os consumidores.
O marketing digital é a maior prova disso, tanto é que, todo tipo de negócio investe em pelo menos uma estratégia de marketing digital para se comunicar com o público-alvo.
Para entender um pouco mais sobre o assunto e esclarecer todas as dúvidas, este artigo vai explicar o conceito de mercado digital, mostrar os benefícios de se preparar para ele e quais são as principais tendências para este ano.
Entendendo o que é mercado digital
O mercado digital nada mais é do que o espaço de compra e venda de produtos e serviços pela internet, usando para isso plataformas e-commerce e redes sociais.
Trata-se de uma grande rede de pessoas e também de produtores como no caso das empresas, focadas em resolver os problemas dos consumidores.
O mercado digital acontece por meio de lojas online e a tendência é que ele esteja cada vez mais presente na rotina dos indivíduos.
Para atuar neste mercado, uma clínica de exame de ECG convencional precisa estar pronta para possíveis erros, além de investir em maneiras de dominar técnicas que vão ajudar o negócio a se destacar.
Isso é fundamental porque os negócios digitais estão tomando conta do mercado e não acompanhar essa transformação pode fazer com que a marca seja esquecida pelos consumidores.
Um exemplo claro de mercado digital é o de Infoprodutos, que é uma forma de comércio online em que uma pessoa com determinado conhecimento elabora vídeo aulas e coloca os elementos na rede para que os interessados possam acessar, comprar e obter benefícios com aquele produto.
Quem hospeda um infoproduto na web é conhecido como produtor e vai adaptar o conteúdo para solucionar um problema ou atender a uma necessidade, como aprender um idioma, cozinhar e até mesmo técnicas de vários assuntos.
Esses produtores podem trabalhar de qualquer lugar do mundo e são seu próprio chefe, precisando apenas de um celular, um computador e uma conexão com a internet.
Benefícios de se preparar para o mercado digital
Preparar-se para o mercado digital é a melhor forma de começar a se comunicar com os clientes pela internet e vender por meio das plataformas digitais. Dentre as principais vantagens de fazer isso estão:
- Baixo investimento inicial;
- Mais alcance e disponibilidade da marca;
- Vendas compatíveis com a demanda;
- Aumento das vendas;
- Fortalecimento da presença digital.
Uma escola que oferece curso para polidor de carros não precisa fazer grandes investimentos para se preparar para o mercado digital. Isso porque não é necessário alugar ou montar um espaço físico, tampouco contratar vendedores.
Como resultado, a empresa conquista uma grande economia de capital e reduz os riscos. Assim sendo, quem quer expandir os negócios sem gastar muito dinheiro, deve se preparar para o mercado digital.
Diferentemente da loja física que possui restrições geográficas para atrair consumidores, o mercado digital pode ser acessado por qualquer pessoa, a qualquer momento e de qualquer lugar.
O alcance da marca é muito maior e elimina uma série de preocupações relacionadas à sua localização. Também não existe limite para o horário de funcionamento, visto que as plataformas de vendas funcionam 24 horas por dia e a semana toda.
Uma creche período integral pode permitir matrículas pelo site a qualquer momento, por isso, os pais não precisam de se dirigir até o local para tratar de questões burocráticas.
Da mesma forma, uma loja pode vender sob demanda, principalmente aquelas que trabalham com produtos caros e customizados.
Até existe a possibilidade de encomendas em lojas físicas, mas esse processo funciona muito bem nos canais digitais porque é possível procurar pelos itens e trabalhar com prazo de entrega.
Como consequência, a marca não precisa manter um estoque de alto custo sem a certeza de que o produto terá saída.
O consumidor moderno gosta da comodidade de poder comprar sem precisar sair de casa, e atualmente existem diversas estratégias de marketing digital voltadas exatamente para isso.
Negócios que se preparam para o mercado digital conseguem aumentar consideravelmente suas vendas, além do mais, os clientes costumam comprar uma quantidade maior de produtos para aproveitar o frete.
Por fim, ao se preparar para o mercado digital, um fabricante de estação de trabalho 3 lugares consegue fortalecer sua marca e sua presença digital.
A relevância da companhia se faz por meio da produção de conteúdos relevantes que são publicados em seu blog nas redes sociais, mas ter uma loja virtual também é uma forma de construir isso.
Tendências do marketing digital para este ano
Independentemente de qual seja o mercado de atuação da empresa, é fundamental investir em marketing digital para estar nos mesmos canais usados pela audiência da marca.
Mas esse setor muda constantemente e traz muitas novidades a cada ano, no caso deste ano, as principais tendências do marketing digital são:
Conteúdo criativo
As organizações precisam entender que as pessoas gostam de se relacionar com pessoas e esse conhecimento tem um impacto muito importante na maneira como a publicidade é produzida e consumida nos dias de hoje, principalmente nas redes sociais.
Negócios de todos os segmentos de mercado, como um fabricante de simulador de direção CFC, começaram a investir na produção de conteúdos e essa prática ganhou destaque substituindo estratégias de publicidade engessadas.
Ações cujo foco é simplesmente falar do produto ou serviço já deixaram de ser uma boa solução. Mas além de produzir conteúdos, as companhias precisam ser cada vez mais criativas para atrair clientes e oferecer materiais de paridade.
Outra boa aposta para este ano são materiais interativos em que o usuário está presente no centro da jornada de compra. Isso quer dizer que a empresa precisa mostrar que se importa com suas necessidades, vontades e opiniões.
Trabalhar com marketing de influência
Cada vez mais empresas de diversos tamanhos têm percebido as vantagens de trabalhar com os influenciadores digitais para divulgar a marca.
Trata-se de uma estratégia que existe há anos, mas que passou por diversas mudanças e ajuda a construir autoridade e ampliar a visibilidade online dos produtos e serviços.
Quando uma pessoa pesquisa, por exemplo, sobre limpeza pós obra preço m2 pode encontrar influenciadores digitais falando sobre esse tipo de serviço.
É uma ação plenamente acessível para diversos tipos de empresas, independentemente de seu porte ou segmento.
Oferecer experiências híbridas
O ano de 2020 foi atípico e impôs o distanciamento social, a partir disso, surgiram os eventos à distância, mas a partir deste ano, eles começam a ser transformados em eventos híbridos.
São ações em que as pessoas podem participar presencialmente ou pela internet, algo que ajuda a expandir ainda mais o alcance da marca e possibilitar que todos participem de eventos promovidos por ela.
Mobile first
É cada vez maior o número de pessoas que acessam a internet pelo celular, tanto é que de acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, existem cerca de 242 milhões de smartphones sendo usados no Brasil.
Por conta disso, cada vez mais pessoas vão acessar conteúdos sobre pomo para volante e outros temas por meio desse tipo de aparelho. Desse modo, é necessário considerar a usabilidade deles e alterar o formato das páginas.
Por exemplo, quando a empresa estiver criando o site institucional, é preciso investir em design responsivo e fazer otimizações para que a plataforma seja facilmente acessada por meio dos dispositivos móveis.
Acessibilidade
Acessibilidade é um tema que está diretamente relacionado com a responsabilidade social e as marcas precisam incluí-la em seu planejamento de marketing. É assim que a sociedade será mais justa e igualitária para todos.
No caso de uma empresa de desmontagem de móveis planejados, pode incluir legenda ou intérprete em seus vídeos para que pessoas com deficiência auditiva possam compreender o que está acontecendo e o assunto abordado.
Considerações finais
O marketing digital evolui constantemente e é justamente por isso que as empresas precisam estar atentas a todas as mudanças que acontecem dentro dele.
Este artigo mostrou algumas das principais tendências para este ano, mas muitas novidades podem surgir, tendo em vista o avanço tecnológico cada vez mais rápido.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.