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5 tendências da Inteligência Artificial para o e-commerce

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Rod Lopes

A inteligência artificial para o e-commerce tem se mostrado uma ferramenta importante para o desenvolvimento desse tipo de negócio. Mas antes de entender sua aplicação nas lojas virtuais, é fundamental compreender seu conceito.

Resumidamente, inteligência artificial, ou IA, é um grupo de algoritmos que conseguem aprender, de acordo com as informações coletadas.

Comparada ao crescimento de um ser humano, primeiro o recurso surge e depois começa a aprender suas primeiras palavras, até que seja totalmente capaz de montar frases, entender seu significado e se comunicar por completo.

Essa tecnologia passa pela fase de aprendizagem, de acordo com os dados e informações recebidos, ao longo do tempo, processa todos eles e cria padrões automáticos que ajudam o recurso a evoluir.

A inteligência artificial já se tornou popular por conta dos avanços em processamento de dados, armazenagem de informações e aprendizagem, por isso, muitas coisas do dia a dia já contam com essa tecnologia.

As redes sociais são exemplos disso, assim como as plataformas de streaming. Agora, as lojas virtuais podem usufruir de suas facilidades e benefícios.

Este artigo vai mostrar a importância da inteligência artificial para o e-commerce, como aplicar nesse modelo de negócios e os benefícios de uma loja virtual com esse recurso.

Importância da IA para o e-commerce

A tecnologia evoluiu muito nos últimos anos e isso graças a transformação digital e recursos que possibilitaram o avanço nos estudos relacionados à inteligência artificial.

Desde o nascimento do computador moderno, pesquisadores da área se esforçam para melhorar a tecnologia, mas só agora existe o contexto perfeito para que as iniciativas em IA possam ser desenvolvidas.

O consumidor moderno pode comprar de tudo pela internet, como no caso de um rastreador de moto via celular. Para que os usuários tenham uma boa experiência, essas plataformas investem em recursos que também melhoram os resultados em vendas.

Ela também mudou a maneira como as pessoas compram, tanto é que de acordo com uma pesquisa realizada pela Salesforce, 48% dos consumidores esperam que as lojas virtuais se antecipem às suas necessidades de compra.

O fato é que a IA gera muitos impactos no comércio eletrônico e expõe a necessidade dos varejistas em investir nas soluções que trazem diferencial para o negócio. Bem entre os usos mais comuns estão:

  • Chatbots;
  • Vendas preditivas;
  • Recomendações;
  • Gestão de conteúdo.

O chatbot é um recurso que pode substituir atendentes humanos, minimizando custos, além de melhorar o contato com o consumidor. Os robôs simulam conversas e os clientes nem mesmo percebem que estão sendo atendidos por eles.

O comércio eletrônico também pode usar informações para compreender o comportamento dos clientes e se preparar para as demandas.

Uma loja de itens para motociclistas pode entender quando o usuário está pronto para comprar ou quando se trata de um visitante que ainda está tirando carta de moto, mas que tem potencial para ser seu cliente.

É uma forma de evitar problemas com o estoque e estar sempre pronto para suprir as demandas dos consumidores.

Ao considerar as preferências dos usuários, a marca consegue recomendar itens e até oferecer descontos para compras conjuntas, algo que aumenta o ticket médio. O visitante verá uma página personalizada e baseada em suas visitas anteriores.

Outro impacto positivo da inteligência artificial é a possibilidade de gerar conteúdo específico, de acordo com os detalhes de cada produto, oferecendo descrição correta e simples para os consumidores.

Saiba como aplicar a IA no e-commerce

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Existem várias formas de aplicar a inteligência artificial no e-commerce e dentre as práticas mais comuns nesse mercado estão:

1. Recomendação autônoma

O sistema de recomendação já está presente no comércio eletrônico e é mais conhecido como vitrine de recomendação ou vitrine inteligente.

Existem recursos que não usam a inteligência artificial, mas os mais eficientes contam com a tecnologia para analisar o perfil do consumidor, oferecendo uma experiência personalizada e recomendando produtos relevantes.

Uma loja de peças para projeto elétrico predial dwg pode expor vitrines diferentes para cada consumidor, montadas automaticamente e sem a necessidade de configurações manuais.

Isso acontece porque o sistema analisa os passos do visitante dentro do site e identifica a melhor posição para a vitrine e os produtos com mais chances de compra.

2. Hotsites e pop-ups de retenção

Os hotsites e pop-ups de retenção são ferramentas que não precisam da inteligência artificial, mas podem atuar com outros recursos que usam a tecnologia.

Com isso, a plataforma de vendas pode aproveitar itens das vitrines que foram pesquisados na busca, além de analisar dados comportamentais para criar pop-ups e hotsites.

3. Recuperação de carrinho

Outra aplicação muito comum é a recuperação de carrinhos abandonados com a ajuda de e-mail marketing. O e-mail marketing é um recurso usado por todo tipo de empresa, como no caso de uma especializada em LTCAT esocial.

No caso de uma plataforma e-commerce, a principal vantagem de fazer a recuperação de itens deixados no carrinho por e-mail é a automação e a personalização.

Quando o recurso identifica o carrinho abandonado, coleta as informações sobre o cliente, dados de consumo e as páginas por onde ele navegou.

São dados que ajudam a detectar o melhor tipo de conteúdo e reverter o abandono do carrinho. Tudo acontece por meio de mensagens personalizadas e automatizadas, enviadas diretamente para a caixa de entrada do consumidor.

4. Automação de armazém

A inteligência artificial também pode ser usada no varejo digital para automatizar armazéns. É uma forma de facilitar a logística da plataforma, bem como melhorar a categorização e a classificação dos produtos.

Uma loja de peças para conserto ar condicionado residencial pode usar a geolocalização para garantir entrega mais rápida e fretes competitivos.

5. Atendimento via chatbot

Chatbots são robôs que atendem os clientes por meio de chats disponíveis dentro do site. O recurso une a agilidade da máquina e um raciocínio semelhante ao do ser humano.

A plataforma oferece comunicação rápida e personalizada para seus clientes e os usuários podem ser atendidos sem ter que esperar muito tempo.

É muito comum que as dúvidas e problemas sejam solucionados durante o atendimento, além disso, o robô agiliza o processo ao identificar informações importantes e direcionar o cliente para o setor responsável.

Principais benefícios do e-commerce com IA

O uso de inteligência artificial no comércio eletrônico traz muitos benefícios e um dos que mais se destaca é a melhora na experiência do cliente.

Os usuários podem visitar o site de maneira mais intuitiva e encontrar o que procuram com facilidade. Uma loja virtual de móveis para sala planejada moderna faz tudo de maneira personalizada, considerando o perfil dos usuários.

Também é uma forma de simplificar a compra e possibilitar que as pessoas resolvam seus problemas e dúvidas rapidamente, sem a necessidade de um contato direto.

Outra vantagem inquestionável é que a inteligência artificial é capaz de realizar suas tarefas 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

O consumidor pode fazer suas compras no horário mais conveniente, assim como as pessoas podem ser atendidas no momento em que precisarem falar com a marca.

Sistemas que contam com esse recurso tecnológico são muito mais precisos, assim sendo, as informações recebidas se tornam mais objetivas. Os registros e solicitações de cada cliente podem ser guardados e isso facilita futuras interações.

Os robôs usados por um fabricante de etiqueta metalizada personalizada fazem análises comportamentais que poupam o tempo e ajudam a desenvolver campanhas e ofertas convenientes para os usuários e isso melhora os resultados.

Por fim, a inteligência artificial promove um diálogo claro entre os consumidores e a loja, ajudando a resolver os problemas rapidamente. Como resultado, as pessoas passam a confiar mais no site e as chances de fidelização são muito maiores.

A segurança é melhorada porque a tecnologia diminui as chances de erro humano, sem falar no fato de que ter um sistema que protege a privacidade dos dados pessoais é algo fundamental hoje em dia.

Um fabricante de ponteira imantada parafusadeira precisa se atentar à nova LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e garantir que as informações de seus clientes estejam devidamente armazenadas e protegidas.

As plataformas e-commerce também precisam estar atentas a isso para não desrespeitar a lei, manter as informações pessoais de seus clientes sempre protegidas e construir uma imagem de credibilidade.

Considerações finais

Não é de hoje que as empresas precisam investir em tecnologia para acompanhar as mudanças e exigências do mercado. As compras digitais cresceram muito, mas o comércio eletrônico está cada vez mais competitivo.

Qualquer loja que queira construir seu diferencial e oferecer uma boa experiência para os consumidores, precisa contar com a inteligência artificial. Ela facilita o processo de compra e venda e traz benefícios para lojistas e clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Rod Lopes

Desde o século passado, ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado digital.

- Cursos Presenciais de diversos aspectos do marketing digital em Campinas.

- Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

- Criação de Negócios Online, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

- Minha atuação abrange desde a criação de sites, landing pages e lojas virtuais, gestão estratégica de tráfego pago e orgânico otimizado para motores de busca (SEO) até a implementação de soluções com Automação e Inteligência Artificial.

- Mentor de profissionais de marketing que buscam dar um UP na carreira.

Ensino tudo que faço, integrando conhecimento técnico e intelectual de alto nível sempre focado em resultados.

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