Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

Entenda diferença de um site para landing page

landing page x site diferenças
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Rod Lopes

Dois canais que não podem ficar de fora de uma estratégia de marketing digital são os sites e as landing pages, mas muitos não sabem a diferença entre esses dois formatos.

No mundo do marketing digital, uma landing page, pode ser chamada em português de “página de destino”, “página de captura” ou até mesmo de “página estática”.

Ela se constitui por uma única página que aparece quando um usuário clica em um link que pesquisou em mecanismos de busca otimizados como o Google, por exemplo.

Já um site que vende tela protetora piscina, pode ter várias páginas e tratar de vários assuntos diversos, porém a ligação entre os dois vai muito além de estarem presentes em buscadores, assim como suas diferenças.

Com isso em mente, o presente artigo falará sobre a importância da landing page, listará pontos que mostram o quanto um site ajuda empresas e explicará se um site e uma landing page podem ser usados juntos em uma estratégia.

Importância das landing page

No meio do marketing digital muitos negócios como uma empresas de sinalização rodoviária estão sempre focando seus esforços para atrair clientes em potencial.

A maioria das visitas de um site acabam saindo da página tão rapidamente que nem deixam informações de contato que permitam que elas virem novos leads.

O resultado disso é uma empresa que investiu caro em uma estratégia que no final das contas não levou ao retorno que era esperado.

Quando um site apresenta links para botões que levam os usuários para as chamadas landing pages a estratégia muda um pouco.

Com as landing pages os usuários podem fechar negócios no próprio site e até mesmo deixar seus dados de contato em troca de algo como:

  • Cupons de desconto;
  • Promoções exclusivas;
  • E-books;
  • Newsletters. 

Isso significa que mesmo que o potencial cliente não feche negócio imediatamente, a empresa que trabalha com home care enfermagem pode tentar abordá-lo em um outro momento com estratégias diferentes e mais segmentadas 

As landing lages se mostram importantes por isso, elas permitem que a empresa ganhe informações e conheça melhor as pessoas interessadas no que ela tem a oferecer.

Isso permite que ela crie no futuro estratégias mais focadas nessas pessoas, que terão chances muito maiores de se tornarem clientes.

Além de tudo, ajuda também a aumentar a base de leads qualificados e acaba economizando em estratégias de anúncios pagos, por exemplo. 

Como o site pode ajudar uma empresa?

site x landing page diferenças

Ter uma presença digital forte nos dias de hoje é fundamental para qualquer negócio que deseja aumentar suas vendas, seja uma marca de janela pivotante de vidro ou de qualquer outro segmento.

No entanto, nem todo mundo sabe como um site pode ajudar as empresas, e dentre as melhores formas que ele pode fazer isso, as principais são:

  • Levar mais credibilidade;
  • Ajudar na divulgação do negócio;
  • Facilitar a aplicação de estratégias;
  • Aproximar o público da empresa;
  • Ser um canal de comunicação diferente.

Tudo isso mostra que um site bem elaborado e que é atualizado com informações relevantes constantemente pode ajudar muito uma empresa a ter sucesso.

O site, que é como uma vitrine que permite que os produtos estejam expostos a todo momento só tende a ajudar a empresa, por isso ele é fundamental em uma estratégia de marketing digital.

Um site e uma landing page podem trabalhar juntos?

Antes de responder essa pergunta é preciso conhecer bem o que é um site, o que é uma landing page e os pontos que os diferenciam.

Entendendo o que é um site 

O site nada mais é do que um tipo de endereço digital que, obviamente, está dentro da Internet. A Internet, por sua vez, é um ambiente digital com proporções imensuráveis.

Quando se diz que o site é o endereço digital de uma empresa que vende protetor de pia inox 1 20 é como dizer que ele é a loja ou o escritório da marca mas no mundo digital.

Por isso o maior objetivo de um site é fazer uma apresentação completa da empresa para os usuários que acessarem o endereço que ela usa.

O site é um local digital praticamente completo, que pode ser somente uma opção de apresentação do negócio até uma loja para vendas online, chamado de e-commerce.

Ele pode ser grande e apresentar muitas páginas ou ser mais contato, porque o que realmente importa é que ele tenha a ver com a visão e os objetivos da empresa que representa.

Isso garante que o produto ou serviço que o negócio oferece possa ter muito mais confiança e credibilidade diante dos clientes e potenciais clientes.

Entendendo o que é uma landing page

Com a Internet atingindo altos níveis de popularidade jamais vistos na história da humanidade, os sites começaram a crescer rapidamente.

Isso porque através deles o negócio que emite laudo ergonômico esocial pode começar a atrair pessoas que se tornaram o que chamamos de novos leads.

Os leads são os clientes em potencial que fornecem informações para a empresa, desde seus nomes e telefones, até e-mails e endereços.

Ter essas informações é algo muito bom para fechar mais vendas e criar um tipo de marketing que atinja mais pessoas e seja mais focado nos gostos e no que o público-alvo espera.

E para atrair leads é fundamental usar na estratégia de marketing digital as landing pages ou como são conhecidas, páginas que convertem.

O maior foco de uma landing page é fazer com que uma mera visita dos usuários se torne uma venda em potencial para a empresa.

Geralmente se faz isso oferecendo algo para os usuários, como algum tipo de benefício como os já citados, sendo desde e-books até descontos e ofertas altamente exclusivas.

Isso permite que o visitante se interesse em preencher os dados com o intuito de receber o benefício ou os benefícios que estão sendo oferecidos.

Assim a empresa pode entrar em contato com o cliente em potencial no futuro e guiá-lo na sua jornada de compras mais precisamente.

Uma landing page pode pedir muitos ou poucos dados, o que cativa bastante os usuários que não querem ficar preenchendo formulários extensos.

Isso muitas vezes pode acabar surtindo o efeito contrário e fazendo com que ele desista de fornecer os seus dados e de receber a recompensa oferecida.

Uma landing page deve ser direta e preferencialmente contar com um formulário básico, muitas pedem somente que o visitante preencha uma ficha com nome e e-mail. Outras tendem a ter uma variação disso, solicitando telefone, cidade, gênero, mas nada que seja muito diferente.

Site e landing page, opções que se complementam

Tanto a landing page quanto o site são canais fundamentais para um negócio que tem como objetivo atrair mais pessoas e aumentar seu número de leads qualificados.

Em muitas estratégias, não adianta muito trabalhar com um site sem usar a landing page, assim como também não adianta usar a landing page e deixar o site para trás.

A empresa que faz fechamento de lavanderia com vidro precisa de um site para fazer a apresentação do negócio e de seus produtos ou serviços.

Ela precisa do site para garantir que, com o tempo, terá a credibilidade necessária para atrair mais visitas e mais clientes para o negócio.

Ao mesmo tempo, ela também precisa ter sua própria landing page que seja objetiva e que permita converter o visitante em um novo lead.

Esse novo lead com o tempo começará a receber mensagens mais estratégicas, pois o marketing realizado será focado nele e no que fará ele se tornar um novo cliente.

Isso mostra que não é possível afirmar que o site é melhor que a landing page ou que a landing page traz mais resultados que o site.

Ambos são canais diferentes que possuem cada um a sua função e a sua maneira de ajudar uma empresa que trabalha fazendo micropigmentação olhos superior.

Esses dois formatos, na verdade, podem se complementar, isso porque atendem a demandas distintas que são fundamentais em uma estratégia de marketing digital.

Portanto, para ter os melhores resultados possíveis, o ideal é usar ambos de acordo com o que foi planejado na estratégia de marketing do negócio.

Considerações finais

Depois de conhecer melhor o que são e os pontos de diferença que um site e uma landing page tem, fica muito mais fácil entender como aplicá-los juntos em uma estratégia de marketing digital.

Qualquer empresa, seja um pequeno negócio ou uma grande organização, pode se beneficiar com a aplicação das estratégias de site e landing pages em conjunto.

Mesmo que seja necessário entender que o sucesso delas não é de um dia pro outro, vale reforçar que elas podem trazer os melhores resultados a longo prazo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Rod Lopes

Desde o século passado, ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado digital.

- Cursos Presenciais de diversos aspectos do marketing digital em Campinas.

- Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

- Criação de Negócios Online, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

- Minha atuação abrange desde a criação de sites, landing pages e lojas virtuais, gestão estratégica de tráfego pago e orgânico otimizado para motores de busca (SEO) até a implementação de soluções com Automação e Inteligência Artificial.

- Mentor de profissionais de marketing que buscam dar um UP na carreira.

Ensino tudo que faço, integrando conhecimento técnico e intelectual de alto nível sempre focado em resultados.

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