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Loja virtual: como criar e ter sucesso?

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Rod Lopes

Abrir uma loja virtual se tornou mandatório para qualquer negócio que queira acompanhar as tendências e demandas do mercado. Esse modelo de negócios vem chamando a atenção de muitos empreendedores por conta das facilidades.

Também já se mostrou como uma opção muito vantajosa para os clientes, tendo em vista que podem comprar produtos e serviços dos mais variados tipos e por um preço mais acessível.

É possível vender diferentes soluções na internet e algumas modalidades se destacam mais do que outras, mas é um erro acreditar que basta criar um site e esperar as coisas acontecerem para que a loja seja um sucesso.

Na verdade, o empreendedor precisa se atentar a vários outros fatores, muito além da construção de um site. Além disso, existe o fato de que a concorrência no comércio eletrônico é muito grande.

As pessoas podem encontrar os mesmos produtos em diferentes plataformas, mas vai conseguir vender aquelas que sabem se destacar.

O papel do empreendedor é saber quais são as estratégias essenciais para a loja virtual, o que esse tipo de plataforma precisa e qual é a importância desse modelo de negócios, e é sobre isso que o artigo vai falar.

Estratégias essenciais para a loja virtual

Fazer com que a loja online seja um sucesso é o propósito de qualquer empreendedor que investe na modalidade. Só que é muito importante trabalhar com algumas ações que garantem lucros e a satisfação dos consumidores.

Existem estratégias que são voltadas para a manutenção do negócio e ajudam a comercializar os produtos e serviços.

Até mesmo uma clínica veterinária perto de mim precisa investir nas ações certas, mas no caso de uma loja virtual, algumas das principais práticas são:

Criar um bom layout

O layout da plataforma precisa ser atraente e agradável, além de facilitar a navegação do usuário, estar sempre organizado e contar com elementos visuais que possam ser acessados de qualquer dispositivo.

O consumidor pode fazer compras pela internet usando seu celular, tablet ou computador, por isso é essencial que a plataforma de vendas consiga se adaptar a vários formatos de tela.

O design responsivo permite que o site seja acessado do modo mais confortável para o cliente, e isso traz mais segurança durante a navegação e uma experiência positiva.

Variar as opções de pagamento

Com tanta concorrência no mercado, as lojas não podem perder vendas e uma das formas de evitar esse problema é oferecer o máximo de opções de pagamento. Dentre as modalidades mais usadas no Brasil estão:

  • Cartão de crédito;
  • Cartão de débito;
  • Transferência eletrônica;
  • Boleto bancário;
  • Pix.

Quanto mais opções de pagamento o site oferecer, mais pessoas terão a possibilidade de comprar as soluções, algo que quebra objeções e aumenta os lucros.

Trabalhar com marketing de busca

Empresas dos mais variados tipos, como um fabricante de proveta 100ml, investem em estratégias orgânicas para que sejam encontradas facilmente nos resultados de pesquisa no Google.

Uma loja virtual precisa ainda mais dessa ação porque a partir do momento em que é encontrada pelo usuário é que terá a chance de vender.

Uma das principais ações do marketing de busca é a criação de conteúdos ricos e relevantes, que respondem às dúvidas dos usuários e utilizam palavras-chave relacionadas ao negócio.

A criação de conteúdos ricos faz parte das estratégias de SEO, ou Search Engine Optimization, um conjunto de ações que otimiza as páginas para que elas apareçam bem posicionadas nos buscadores.

No entanto, além dessas ações, é necessário investir em links patrocinados, pois permite que a organização seja encontrada pelos clientes por meio de anúncios.

Trabalhar com boas imagens

Em uma loja virtual, o cliente não pode ter contato físico com os produtos, por isso, é muito importante investir em imagens de qualidade. Elas precisam mostrar a mercadoria em detalhes e em todos os ângulos possíveis.

Um site de uma empresa de manutenção em equipamentos médicos, os visitantes podem assistir vídeos que mostram como o trabalho é feito, e esse tipo de conteúdo também é muito útil nas lojas virtuais.

A plataforma pode disponibilizar vídeos que mostram as soluções para os clientes, dando detalhes sobre os produtos, seus usos, funcionamento, entre outras informações.

O que é necessário para ter uma loja virtual?

Antes de criar um site, é imprescindível pensar em alguns pontos importantes para ter uma loja virtual. Um deles é o investimento necessário para criar a plataforma, e o empreendedor precisa considerar diversos fatores.

Um deles é definir o tipo de produto que será comercializado, a estrutura das vendas, os meios de entrega e a logística, além das estratégias de marketing.

O montante inicial precisa ser dividido por doze, ou seja, a quantia necessária para manter o negócio atuante em seu primeiro ano. Se o empreendedor não tiver esse cuidado, pode colocar em risco o fluxo de caixa da loja.

Assim como no caso de um fabricante de piso de concreto polido com resina, a loja virtual também precisa ser devidamente regularizada.

Depois de saber o quanto pode gastar e prever sazonalidades, chegou o momento de abrir um CNPJ para se regularizar na categoria de microempreendedor individual.

Isso é importante para que o empreendedor possa garantir seus direitos trabalhistas e agir de acordo com a lei. O registro é fundamental para poder emitir nota fiscal e mostrar profissionalismo para os clientes.

Existem algumas burocracias pertinentes a qualquer empreendimento, assim sendo, é necessário estar atento à legislação. Elas incidem sobre o funcionamento da loja e o relacionamento com o consumidor.

Outro ponto crucial é escolher a plataforma onde a loja vai funcionar, sendo necessário ter um sistema que permita controlar as vendas e expor as marcas.

Por exemplo, se uma loja virtual de peças para computadores que vende tela macbook a1278 tiver uma boa plataforma, terá facilidade para cadastrar e incluir produtos e gerenciar o preço e o estoque.

É essencial ter facilidade para organizar as formas de pagamento, sistematizar as entregas e proteger as informações dos clientes.

Esse modelo de negócios também precisa de um bom sistema de entregas, aliás, esse aspecto ajuda a construir uma reputação sólida e melhora o relacionamento com os clientes.

A gestão do modelo de entregas envolve os fornecedores, e é muito importante comparar preços para escolher quem vai fornecer os produtos para loja e ter um bom relacionamento com os escolhidos.

É fundamental saber negociar com eles para facilitar os pagamentos e tomar cuidado com a distância entre o fornecedor e o estoque da loja.

Para montar uma loja de cortina wave no varão, outro aspecto a ser considerado é o tipo de público que a plataforma vai atender. Se o negócio conhece seus potenciais clientes, saberá mapear os produtos que devem ser oferecidos.

Esse conhecimento também é indispensável para estabelecer estratégias de marketing e comunicação.

Importância da loja virtual

Criar uma loja virtual é imprescindível por causa das vantagens que traz para quem vende e para quem compra. Um dos benefícios que mais se destacam é o investimento inicial baixo, algo que vale a pena em qualquer circunstância.

Para quem ainda não tem o próprio negócio, investir nessa modalidade é uma forma de empreender sem precisar gastar muito.

Mas, no caso de uma empresa de remanufatura de cartucho, também é uma forma de expandir a organização sem assumir os gastos e compromissos de um estabelecimento físico.

Quem está começando agora e deseja realizar o investimento para expandir a marca, deve considerar a loja virtual.

É possível vender em qualquer dia e horário e essa flexibilidade é vantajosa para clientes e lojistas. O consumidor pode comprar os produtos que deseja no momento mais confortável para ele, da mesma forma, a loja não perde oportunidade de vendas.

O comércio eletrônico não tem um horário fixo para abrir e fechar suas portas, aliás, elas nunca se fecham, o que ajuda a aumentar os lucros com mais flexibilidade.

Por fim, se uma pessoa quer comprar portão social de alumínio branco em uma loja online, terá muito mais informações sobre o produto do que teria em uma loja física.

Isso acontece porque a plataforma inclui uma descrição das soluções que vende, então, o consumidor consegue entender muito mais sobre elas e tomar decisões mais assertivas.

Considerações finais

Vender online deixou de ser uma tendência para se tornar uma modalidade de sucesso e que tem atraído empreendedores de vários segmentos.

Até mesmo lojas físicas e consagradas no mercado entenderam a importância de criar sua plataforma para atender às preferências do consumidor moderno.

Porém, para ter sucesso com o empreendimento, é necessário seguir algumas práticas mostradas ao longo do conteúdo. Por meio delas, a plataforma será bem estruturada e vai se destacar em meio aos concorrentes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Rod Lopes

Desde o século passado, ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado digital.

- Cursos Presenciais de diversos aspectos do marketing digital em Campinas.

- Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

- Criação de Negócios Online, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

- Minha atuação abrange desde a criação de sites, landing pages e lojas virtuais, gestão estratégica de tráfego pago e orgânico otimizado para motores de busca (SEO) até a implementação de soluções com Automação e Inteligência Artificial.

- Mentor de profissionais de marketing que buscam dar um UP na carreira.

Ensino tudo que faço, integrando conhecimento técnico e intelectual de alto nível sempre focado em resultados.

Bio

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