Tom de voz é o jeito que uma marca se comunica com os clientes, mostra como ela quer passar a sua imagem e como quer se posicionar dentro do mercado digital, por isso é preciso ter um tom de voz exato para que os leitores entendam a forma de comunicação.
Se o negócio de limpeza de carpete em Santo André quiser passar para os clientes uma boa mensagem sobre a marca, é preciso utilizar de um bom tom para isso. Os clientes, ou também leitores, conseguem perceber o que se passou para eles com as mensagens.
A comunicação eficaz é básica para qualquer relação, seja ela pessoal ou profissional. O ato de comunicar vai depender de alguns fatores, como a opção da linguagem. Por isso, o negócio que trabalha com persiana vertical para sala investe em uma boa comunicação.
É importante compreender que o tom de voz usado pela empresa, ou por uma pessoa, pode afetar a forma que a mensagem vai ser recebida pelo interlocutor, que na maioria das vezes são os clientes, visitantes do site e diversos outros tipos de pessoas.
O tom de voz é como uma fachada de loja com ACM, se for bem feita, a empresa vai conseguir atrair muitos clientes simplesmente com o tipo de fachada que foi construída.
Às vezes é necessaŕio que, em diversos momentos do dia a dia, em algumas relações pessoais que se escolha o tom adequado para conversas. Como para falar com algumas crianças, que exige uma linguagem diferente da que se usa para um adulto.
Por isso, é essencial que as empresas saibam adequar o tom às diferentes situações. Passar de modo claro a mensagem da empresa, e assim, influenciar a percepção que os clientes têm da empresa é algo muito importante para que as vendas possam acontecer.
E sabe-se que a personalidade de uma marca vai além da sua visão, sendo responsável por guiar a organização e a missão, o motivo pelo qual a empresa existe.
Ela envolve os princípios pelo qual a empresa deve se guiar no momento de se comunicar e no modo único de falar.
Uma empresa que trabalha com a venda de biombo aramado preto, deve ter uma forma única de se comunicar com os clientes, e não há um marketing mais eficiente do que este.
Como um tom de voz pode mudar a mensagem
A voz diz bastante a respeito da imagem que vai se transmitir para as pessoas. É por meio dela que se consegue identificar o estado de espírito, as sensações e outros aspectos psicológicos importantíssimos ligados à troca de mensagens verbais entre as pessoas.
Sempre existe aquele indivíduo que passa o seu humor só pelo cumprimento. Psicólogos afirmam que é possível ver traços essenciais, como passividade, gerência e sociabilidade só através da voz que é emitida.
As vozes vibrantes são ligadas a pessoas com alta capacidade de persuadir, enquanto as agudas ligam-se a indivíduos mais sensíveis. A voz também mostra o nervosismo, e o que demonstra mais esse estado é a voz trêmula ou muito acelerada e bastante baixa.
O timbre da voz também pode ser um fator muito incômodo. Os timbres estridentes e finos são os considerados bem mais incômodos para as pessoas, segundo um estudo feito pelo CPDEC, que é o chamado Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação Continuada.
Esse aspecto, em uma apresentação, pode dizer se a atenção dos seus interlocutores vai ser ou não cativada, e é por isso que os maiores palestrantes se preocupam com todos esses aspectos para que tenha a capacidade de alcançar o maior volume de pessoas.
Por outro lado, os chefes de vozes mais graves têm salários mais altos e grande estabilidade no cargo, segundo afirma um estudo recente da escola de negócios da Duke University.
Ainda tem mais um detalhe importante, o tom de voz também é o modo como as pessoas costumam avaliar se alguém está bravo, fazendo algum tipo de imposição ou quando só está indicando algo.
Um tom amigável, com toda certeza, vai tornar as conversas mais produtivas e a mensagem muito mais simples de ser compreendida.
A importância de ter um tom de voz correto
A conduta do consumidor é um dos principais critérios aos quais as empresas necessitam estar focadas. Isso porque, ao decorrer dos anos, ele vem mudando muito, interferindo de modo direto no processo de escolha de compra.
Nos últimos anos, a relação entre marcas e audiências teve uma avaliação profunda. Os clientes passaram a ver mais os valores das marcas e o modo como elas se posicionam na rede, principalmente no decorrer de um tempo de incerteza.
De acordo com o estudo de 2021 Global Marketing Trends, da Deloitte, entre as 7 tendências do marketing que as empresas necessitam seguir, pode-se aqui destacar duas, que são o propósito e a experiência humana.
Ambos os aspectos vão dizer respeito à necessidade de ter uma conexão ainda maior com a audiência, um foco que só vai ter sucesso, entre outras coisas, com um tom de voz sólido e exato.
Além disso, a pesquisa feita pelo Nielsen Norman Group mostra os efeitos mensuráveis do tom de voz na percepção de marca dos usuários. Entre as principais descobertas desta pesquisa, pode-se listar:
- O tom de voz consegue impactar na confiabilidade e desejo;
- O tom natural e casual faz nascer uma maior confiança;
- Um tom que leva em conta às necessidades da audiência;
- Vai estimular para que a marca seja escolhida.
Esses resultados mostram só algumas razões pelas quais o tom de voz é tão necessário, especialmente nos dias atuais. Ainda mais para um negócio que atua no ramo de capa para TV 43.
Como criar um tom de voz correto para a marca
Algumas empresa podem se perguntar como construir um bom tom de voz por isso, a seguir serão apresentadas algumas dicas que vão poder ajudar a ter sucesso com essa característica:
Estudar a cultura da empresa
Um tom de voz que se afasta da cultura da empresa deve acabar ficando muito robótico. Assim, o primeiro passo é alinhar a cultura do negócio e o desejo de fazer com que a estratégia funcione bem.
Ou seja, todos os funcionários vão ser embaixadores do tom de voz ao decorrer do tempo. Logo, deve-se procurar envolver um time que está bem engajado com a cultura para fazer parte da estruturação das estratégias.
Vale dizer que o domínio da língua é mais que essencial, é necessário contar com pessoas que tenham essa habilidade bem trabalhada, especialmente no caso de negócios globais, nas quais o problema de criar um tom de voz único é ainda maior.
Conhecer bem a audiência
Em complemento à dica anterior, é essencial entender muito bem o público. Ao saber quais são os valores que guiam a cultura da empresa, é importante entender qual é a melhor maneira de aplicar esse conhecimento às conexões com a marca.
É muito interessante que uma empresa que vende placa de aço corten, tenha foco e siga esses conselhos, desse modo a empresa vai encontrar a melhor forma para se comunicar com seu cliente.
Para trabalhar nesta fase, é essencial ter as personas bem definidas. Ou seja, ter uma representação bem mais detalhada do cliente ideal, contando com os hábitos, idade e as suas preferências, entre outros aspectos que são valiosos para o negócio.
Definir a voz e a personalidade
Para dar início a definição da voz e a personalidade da marca, uma boa dica é ver ela como uma pessoa. Imaginar os traços que vão ser características dessa personalidade. Para essa fase, há alguns frameworks baseados em psicologia que conseguem ajudar bastante.
Considerações finais
Por fim, depois de definir a voz e o tom, é o momento de consolidar todas as atividades em um documento que possa ajudar toda a empresa. É muito importante que um negócio de auto elétrica para caminhão faça isso.
É necessário ressaltar que o guia de tom de voz não deve ser um documento de regras sobre o copywriting ou boas práticas para escrita. Ele necessita ser baseado em regras relevantes e exatas, que ajudem os comunicadores a tomarem boas decisões.
Dado que não há como prever os casos em que a empresa vai necessitar se posicionar, porém, deve ter uma linha de raciocínio e a conduta que ela deve usar para ser consistente na imagem que vai transmitir para a audiência.
Portanto, é necessário que uma empresa que faz serviços de pintura residencial londrina, construa bem isso, pois será de grande ajuda para diversas situações.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.