Investir em marketing é algo comum e necessário para os mais variados tipos de negócios, e muitos acreditam que entendem qual é seu conceito. Mas a verdade é que o conhecimento costuma ser muito limitado em relação ao significado do conceito.
Alguns acreditam que marketing é apenas uma forma de divulgar um produto, seja por meio de estratégias publicitárias, conteúdos postados nas redes sociais, entre outras possibilidades.
Alguns profissionais também incluem estratégias de relacionamento com os clientes, marketing direto, branding e por aí vai. De fato, tudo isso está correto, mas o entendimento sobre o conceito de marketing vai além.
Para entendê-lo, primeiro é necessário compreender uma premissa genérica, depois, fica muito mais fácil entender por que as estratégias de marketing são interdependentes e precisam ser bem construídas.
É assim que o gestor ou empreendedor vai entender que se trata de algo que está além de técnicas, mas isso é algo que nem mesmo alguns profissionais conseguem perceber.
A verdadeira essência do marketing é a sensibilidade de compreender o propósito da marca e atender às necessidades do cliente.
Pensando nisso, neste artigo, será vista a definição de marketing, quais são os principais benefícios que ele pode trazer e veja quais são os passos para implementá-lo no negócio.
Entendendo o conceito de marketing
Marketing é uma ciência que procura identificar e entender as necessidades dos clientes de uma marca, independentemente de ser uma organização com ou sem fins lucrativos.
Ele não se prende apenas aos consumidores, mas também a todos os outros indivíduos que fazem parte de uma empresa, tais como:
- Investidores;
- Colaboradores;
- Fornecedores;
- Parceiros.
Quando um fabricante de porta de vidro para banheiro investe em marketing, não está apenas divulgando sua marca e seus produtos, mas estabelecendo uma comunicação com o público e trabalhando muitas outras vertentes ao mesmo tempo.
Em organizações com gestão moderna, o marketing está presente na concepção, reprodução, comercialização, estratégias de pós-vendas, divulgação e logística do negócio.
Por meio de pesquisas com o público da empresa, é capaz de identificar uma necessidade e implementar uma solução, como no caso de uma companhia que precisa adotar uma postura sustentável.
Diante dessa necessidade, ela não vai criar campanhas se referindo à Amazônia ou falando sobre os perigos do aquecimento global, na verdade, vai implementar um comportamento sustentável em seus processos internos.
Essa mudança positiva, assim como muitas outras, também é uma forma de fazer marketing, mas não de maneira direta. A organização simplesmente entrega algo de valor para seu, sem a ajuda de campanhas tradicionais.
Benefícios de investir em marketing
Quando uma autoescola especializada em aula para habilitado investe em estratégias de marketing, consegue muitos benefícios como retorno, e dentre eles estão:
Ajuda a construir presença online
Hoje em dia, todo tipo de empresa precisa ser facilmente encontrada na internet, principalmente em plataformas como o Google e as redes sociais.
É assim que os usuários conhecem um pouco mais sobre a organização, obtêm informações sobre ela e se sentem mais confiantes para comprar seus produtos e serviços.
É necessário ter uma presença consistente, em diferentes canais, de modo que o consumidor encontre o negócio nos canais por onde faz suas pesquisas.
É necessário ter em mente que os indivíduos estão sempre conectados e é por meio dessa conexão que se informam e interagem. Qualquer empresa que não esteja presente na internet não será lembrada pelos consumidores no momento da compra.
Auxilia a acompanhar a jornada de compra
Antes da internet, a jornada de compra dos consumidores era simples, pois tudo o que eles precisavam era ver uma propaganda na TV, ir até uma loja e comprar. Hoje em dia, a jornada não é mais tão previsível, além de ser praticamente toda digital.
Uma pessoa pode pesquisar preço de mangueira de sucção 2 polegadas pelo celular, ir até a loja para ver o produto de perto, voltar para casa e fazer a compra na plataforma e-commerce.
As estratégias de marketing digital acompanham todo esse processo, e em todos os canais usados pelo consumidor, como redes sociais, loja virtual e blog, a empresa estará presente e oferecendo conteúdos e ofertas segmentadas.
Com isso, fica muito mais fácil ajudar o cliente a resolver suas dúvidas, os vendedores têm mais facilidade para quebrar objeções e a organização consegue influenciar a decisão de compra de maneira positiva.
Gera autoridade de marca
Qualquer negócio ativo no ambiente digital, independentemente do canal usado, tem muito mais chances de se tornar uma autoridade em seu segmento.
Por exemplo, os conteúdos publicados por uma marca resolvem dúvidas, esclarecem conceitos e ainda mostram que a corporação domina o assunto em questão, e a empresa ganha muito com tudo isso.
No caso de uma confecção de uniforme para cozinha industrial, vai se tornar uma referência para seus clientes e as pessoas vão confiar muito mais nela. No entanto, o negócio só consegue obter todas essas vantagens se souber investir em marketing.
Dicas para implementar o marketing na empresa
Para trabalhar o marketing do jeito certo, é preciso investir em algumas estratégias fundamentais para qualquer negócio. Dentre elas estão:
Trabalhar a jornada do consumidor
O Inbound Marketing é uma das principais estratégias de marketing digital e seu propósito é atrair pessoas para o funil de vendas, por isso mesmo também é conhecido como marketing de atração.
Ele se apoia na jornada de compra do consumidor, que nada mais é do que uma metodologia para representar as etapas percorridas pelo cliente, desde o momento em que conhece a marca até a finalização da compra.
As fases da jornada de compra de uma empresa de muda de impatiens trazem insights que ajudam a desenvolver um relacionamento com a audiência, além de atravessar os usuários pela jornada.
A primeira etapa é a atração, ou seja, a marca chama a atenção dos usuários e mostra o que tem a oferecer. Depois ela precisa convertê-los, por meio de conteúdos ricos que são trocados por informações, como nome e e-mail do visitante.
A terceira etapa é a venda, e a empresa entra em contato com o potencial cliente para oferecer uma solução. Porém, a jornada de compra não termina quando a venda é finalizada.
É muito importante investir no pós-vendas e em estratégias que ajudam a melhorar o relacionamento com o cliente e a fidelizá-lo. Além disso, todas essas etapas podem ser trabalhadas por meio de conteúdos relevantes.
Investir em marketing de conteúdo
É necessário disponibilizar conteúdos relevantes para o público-alvo do negócio. Nesse caso, quando alguém pesquisa sobre demolição de casas preço, além de saber sobre o valor do serviço, encontra materiais sobre o assunto.
O papel do negócio é reproduzir materiais que estejam relacionados com seu mercado de atuação e abordem temas do interesse do público.
Quem se encarrega de pesquisar, produzir e distribuir esses materiais é a equipe de marketing de conteúdo, e além de textos para o blog e site institucional, outros formatos são muito bem-vindos, como os vídeos e imagens.
O objetivo dessa ação é fazer com que o público reconheça a empresa como uma organização capaz de resolver os problemas e fazer com que as pessoas voltem mais vezes para seu canal.
Investir em SEO
SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, um conjunto de estratégias usadas por um fabricante de churrasqueira de alvenaria pequena para melhorar as páginas do site e blog, e com isso aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa.
O SEO envolve diferentes ações que potencializam as chances de boa indexação, em plataformas como o Google. As práticas vão desde a construção do texto até o desenvolvimento da página.
É uma estratégia fundamental para o sucesso do marketing de conteúdo porque ajuda a direcionar os materiais desenvolvidos, por meio da inserção de palavras-chave relacionadas com os assuntos pesquisados pelos usuários.
Tráfego Pago
Não é novidade que a forma mais rápida de alcançar seu público alvo é investindo em anúncios online. O ideal é que a empresa tenha uma estratégia sólida e frequente para potencializar ainda mais sua visibilidade e estar sempre presente no mercado digital. Para isso, um bom Gestor de Tráfego em Campinas é essencial para sua empresa não cair no esquecimento.
Faça uma Mentoria
Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais perdidas no mundo digital. É tanta informação sendo bombardeada nas nossas telas de celular, computador, TV que ao invés de ajudar, só confunde a cabeça.
E quando o assunto é marketing, fica pior ainda porque é muita gente pregando suas verdades e te empurrando goela abaixo tudo aquilo que eles querem que você acredite.
A melhor forma de iniciar no mundo dos negócios online é com o acompanhamento de um profissional.
Sendo assim, uma Mentoria Profissional Digital é indicada para quem deseja ter clareza e direcionamento com a ajuda de quem já é do marketing.
Usar boas plataformas
Além das redes sociais, uma companhia de aluguel de container habitável deve usar outros canais em suas estratégias, como no caso do blog institucional para publicação de conteúdos e do próprio site da marca.
O e-mail marketing também é uma ferramenta indispensável na construção das estratégias, e com a ajuda de uma ferramenta de automação, é assim que a corporação vai nutrir seus leads até que estejam prontos para comprar.
Considerações finais
As empresas precisam investir em marketing para que possam divulgar seus produtos e serviços para um número maior de pessoas. Todas as ações são bem-vindas, mas precisam ser condizentes com a marca e sua audiência.
Além disso, é fundamental fazer um planejamento para executar essas ações, mensurar seus resultados, para se certificar de que o investimento vale a pena, e potencializá-lo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.