O endomarketing é a melhor prova de que, no mundo profissional, lidar com linguagem e comunicação não é apenas convencer clientes ou objetivos comerciais imediatos, mas uma boa campanha começa de dentro.
Mesmo que uma empresa tenha capacidade de atender bem seus clientes, o sucesso dela depende da forma que os colaboradores interagem entre si e se tem os mesmos objetivos que a empresa.
Isso equivale a dizer que não importa o nicho em que ela atua, se a empresa vende porta de aço reforçada ou comida para uma rede de fast food, o primeiro público a ser cativado por uma instituição são as pessoas envolvidas em seu próprio quadro de colaboradores.
Esse trabalho pode servir para motivar, conscientizar e até manter os colaboradores informados sobre novidades do setor, momento em que a empresa se encontra, objetivos e outros tipos de coisas relevantes para o negócio.
Para entender o que é endomarketing, é preciso compreender como ele é aplicado na realidade e rotina dos negócios de diversos tipos de segmento e tamanho. Afinal, ele tem ligação direta com os colaboradores da empresa.
Segundo Rod Lopes, especialista em negócios online: “principalemente numa época em que o digital tomou conta das nossas vidas e a comunicação chega em poucos minutos para muita gente, é ainda mais importante ter uma política de endomarketing bem elaborada de modo que todos possam entender como funciona a comunicação da empresa com o público alvo”.
Tanto a indústria responsável pela fabricação de tela para janelas e varandas quanto grandes agências de publicidade com escritórios modernos e informais usaram essa estratégia com o efeito desejado.
Por muito tempo, as organizações entenderam seu departamento de recursos humanos como apenas um departamento de portaria que cuida da burocracia em torno da regularização de funcionários.
Mas esse departamento pode ser o fio condutor de uma infinidade de boas práticas para a empresa e, com o apoio de todos, é muito possível usar o endomarketing para garantir uma maior produtividade de todos os envolvidos.
Portanto, compreender o que é endomarketing e sua importância para os negócios é fundamental para usufruir dos benefícios que essa prática trás para as empresas, independente do segmento de atuação ou porte que possuem.
O que é endomarketing?
Como é definido, endomarketing, também chamado de marketing interno, nada mais é do que uma série de estratégias de comunicação, comunicação e promoção voltadas para o público interno de uma organização, ou seja, seus colaboradores.
A tarefa do endomarketing não é atingir clientes, nem mesmo parceiros e outros públicos externos, mas sim promover a imagem da entidade para seus próprios funcionários.
Dessa forma, tal tipo de comunicação visa aumentar o engajamento, a fidelização e a satisfação da equipe, mesmo que seja um departamento que trabalhe com retirada de entulho ensacado.
Além disso, embora cada conceito esteja próximo, é preciso enfatizar que marketing interno não é o mesmo que comunicação interna.
O primeiro termo refere-se a um termo mais amplo que engloba todas as iniciativas que as equipes de RH e marketing colocam em prática para vender aos funcionários o enorme valor agregado da empresa.
Já o segundo trata das estratégias de comunicação para atingir o público interno e transmitir a mensagem da organização.
Entenda a importância do endomarketing
O marketing interno é fundamental para manter os funcionários motivados, engajados e comprometidos com a empresa.
Assim como as organizações precisam atrair e conquistar consumidores, também é importante provar seu valor aos funcionários e transformá-los em promotores da marca. Além de comunicar ações de interesse dos colaboradores, como:
- Treinamentos;
- Programas de incentivo;
- Notícias internas;
- Eventos.
O endomarketing também tem o papel de comunicar conquistas empresariais, programas sociais, premiações, resultados positivos e muito mais.
Mesmo em uma oficina caminhão, essas boas práticas podem ser implementadas de modo a garantir que todos se sintam parte da equipe e tenham motivação para dar o seu melhor em todos os aspectos.
Desse modo, os colaboradores “vestem a camisa da empresa” e se orgulham de fazer parte de uma organização que valoriza as pessoas, desenvolve grandes soluções e contribui para o bem estar de todos.
Além disso, o endomarketing é muito aplicado ao ramo de fabricação e distribuição de botijão de gás pequeno já que este tipo de produto é muito essencial para o dia a dia de todo cidadão.
Com isso, as empresas fazem com que seus colaboradores se sintam mais incluídos e parte de uma mudança positiva não só internamente, mas também no que diz respeito ao comprometimento e interação com os clientes.
O sentimento de pertencimento à instituição pode ser aprimorado e os funcionários transformados em comunicadores de valores e comportamentos no local de trabalho por meio de estratégias de comunicação e engajamento.
Implementando o endomarketing na empresa
Na construção de um plano de endomarketing, é necessário estabelecer uma série de processos desde a opinião interna e pesquisas de satisfação até o direcionamento das necessidades coletadas.
Além dessa proposta de valor de focar no endomarketing, as empresas também precisam apresentar sua marca como uma cultura organizacional mais completa, sólida e confiante, e não apenas um trabalho mecânico e protocolar.
Dessa forma, é possível utilizar algumas atividades que ajudem a implementar o marketing interno nas empresas de forma muito mais eficiente e capaz de gerar resultados positivos para os negócios. São elas:
- Pesquisas de satisfação interna;
- Feedbacks constantes;
- Possibilidade de comunicação direta;
- Fornecimento de cursos e treinamentos;
- Realização de eventos corporativos.
Com algumas dessas implementações, o marketing interno é crucial para atrair talentos, fortalecendo a instituição como empresa empregadora de pessoas qualificadas e capazes de gerar valor tanto para seus colegas de equipe quanto para os clientes.
Principal objetivo da estratégia
Pode-se resumir da forma mais breve possível dizendo que qualquer prática de endomarketing visa aumentar a atração e retenção de colaboradores, otimizando o alinhamento e o engajamento desses profissionais.
Tudo isso de acordo com os objetivos estratégicos da entidade, para que desde a equipe que trabalha com guindaste para obras até o departamento de limpeza se sintam tão ligados à empresa de uma forma tão única que se sintam em casa.
Facilitar e desenvolver a comunicação e fidelizar fortemente o relacionamento com o público interno são os elementos mais necessários para o bem-estar de uma corporação em todas as áreas.
Com isso, aliado ao compartilhamento dos objetivos de negócios da organização, os superiores terão que atrair e cultivar esse relacionamento para transmitir harmonia e força, aumentando assim o valor de mercado geral.
Isso é ainda mais importante para locais especializados em pilates para artrose no joelho, já que tratam de assuntos muito específicos e necessitam de uma equipe bem integrada para garantir a boa execução e prática de serviços.
No entanto, essa é uma maneira bastante ampla de descrever as metas de marketing interno, pois atrair, reter, alinhar e engajar são metas que exigem muitas outras práticas ou metas menores para serem alcançadas.
Por exemplo, na hora de reter talentos, é preciso ter um clima organizacional saudável e aproveitar bem os funcionários para que tudo corra bem.
Portanto, uma comunicação interna efetiva e transparente também é necessária para proporcionar bons benefícios de carreira, ter políticas de treinamento e desenvolvimento de carreira de incentivo e vários outros fatores.
Desta forma, vários objetivos muito específicos de endomarketing podem ser explorados em torno de diferentes empresas para que cada situação exija uma resposta específica.
Cada negócio pode focar mais em determinadas práticas com base em suas necessidades e desafios específicos. No que diz respeito à operação, vale lembrar que trabalhar com marketing interno é um desafio na maioria das vezes.
Além disso, o desafio se torna ainda maior quando as pessoas ainda pensam no marketing apenas como uma tática que deve ser executada externamente e com foco total no cliente, mas não é a verdade.
Muitas empresas que aprenderam o verdadeiro valor de seus funcionários são capazes de criar uma ótima comunicação e um ambiente de trabalho mais envolvente, mesmo quando trabalham com polimento inox escovado.
Porém, para fazer o marketing interno da melhor forma possível, a equipe de publicidade deve estar alinhada com a área de recursos humanos.
Como o RH é um departamento estratégico e está sempre em contato com os demais colaboradores, fica mais fácil entender quais são os principais desafios da jornada.
Sendo assim, as duas equipes precisam dialogar para formular estratégias específicas e encontrar soluções para os problemas que surgem no processo.
Considerações finais
Quando se trata de endomarketing, é preciso ressaltar que não existem receitas prontas, apenas um conjunto de alicerces sobre os quais construir este trabalho, que aplicado no dia a dia de uma empresa mostrará resultados concretos.
Como em qualquer estratégia de marketing, é importante entender quem é o público-alvo e o impacto que esse recurso tem nas equipes com as quais se trabalha. Para esse fim, muitas vezes podem ser realizadas pesquisas para entender as necessidades do público.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.