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Saiba qual a diferença de política de comunicação e plano de comunicação

diferença de política de comunicação e plano de comunicação
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Rod Lopes

Um bom plano de política de comunicação é algo fundamental nas empresas, porém, não é algo comum, isso porque é necessário fazer uma gestão de comunicação integrada com os processos e projetos.

As companhias confundem essa política com uma planilha de ações e com frases de efeito, mas a verdade é que ela compreende processos que guiam a relação da corporação com os públicos estratégicos.

Também é muito importante compreender o processo de comunicação e seu funcionamento como um todo, algo que envolve procedimentos e a política integrada como um todo.

Outra dificuldade é manter a coerência entre prática e discurso, agir de acordo com a missão do negócio e seguir princípios corporativos, mas só assim a organização consegue conquistar uma reputação favorável no mercado.

Para se comunicar de maneira plena, é necessário encarar a comunicação com uma visão mais integrada, pois mais do que articular esforços, quando a política é integrada, se torna uma filosofia do cotidiano.

Para desenvolver ainda mais o assunto e esclarecer todas as dúvidas referentes a ele, este artigo explicará o conceito de plano de comunicação, a definição de política de comunicação e de que forma elas estão relacionadas.

O que é política de comunicação?

A política de comunicação forma um conjunto de valores que orientam o planejamento e a execução de ações, produtos, estratégias e canais, além de definir outros aspectos, como:

  • Princípios;
  • Diretrizes;
  • Normas;
  • Posturas.

O foco é a interação entre a organização e seus stakeholders, portanto, clientes, colaboradores, investidores, fornecedores e parceiros.

A política de comunicação de um laboratório especializado em tomografia em SP é resultado de um processo de construção coletiva, devidamente registrada em um documento que deve ser compartilhado com públicos estratégicos.

Mais do que isso, é algo que deve ser assumido pelo público interno, portanto, os colaboradores. O público estratégico abrange todas as pessoas que têm uma relação direta ou indireta com a corporação.

São indivíduos que compartilham direitos e interesses associados à companhia e sua ação ou reação gera impacto.

A política de comunicação traz vários benefícios para a organização, tendo em vista que favorece a criação de uma cultura de comunicação mais autêntica, além de definir de maneira abrangente, posturas, diretrizes e valores que orientam o trabalho.

Todas as atividades relacionadas ao público estratégico são beneficiadas, e o próprio processo de construção dessa política ajuda a fortalecer o debate sobre a importância de elaborar uma boa estratégia de comunicação.

Com isso, a corporação consegue mobilizar e conscientizar servidores, gestores e outros públicos envolvidos com ela, ajudando a construir um trabalho de excelência na comunicação.

A política de um fabricante de desengraxante para aluminio está sintonizada com seus objetivos e sua missão, portanto, algo totalmente alinhado com sua cultura e modelo de gestão.

Para isso, considera a história, a área de atuação, os vínculos com as comunidades, além da necessidade de aumentar a visibilidade com o público estratégico e a sociedade de modo geral.

O que é plano de comunicação?

Quanto ao plano de comunicação, trata-se de um roteiro que define de que maneira a corporação vai se comunicar com o público e quando essa comunicação vai acontecer.

É um documento que estabelece os objetivos a serem alcançados de maneira clara, bem como fornece uma ordem para as tarefas e ações que precisam ser realizadas.

A empresa pode investir em dois tipos de comunicação, considerando o público-alvo que pretende alcançar.

Existe o plano de comunicação interna, totalmente voltado para os colaboradores, por meio da implementação de um conjunto de ações que promovem a transferência de informação e conhecimento entre os profissionais.

O propósito é criar um ambiente de trabalho favorável e melhorar a relação que existe entre a empresa e seu quadro de funcionários.

Uma escolinha infantil integral também pode trabalhar com o plano de comunicação externa, que se dirige ao público de interesse, ou seja, tem como propósito melhorar a imagem da marca.

É algo que está diretamente relacionado ao relacionamento que a corporação mantém com seus stakeholders. Esse plano também favorece o cumprimento de objetivos de comunicação externa, uma vez que os funcionários são divulgadores da marca.

O modo como ela se comunica com o ambiente externo segue um esquema que garante uma imagem atraente e capaz de fidelizar os clientes.

Dependendo do canal usado para desenvolver a estratégia de comunicação, é possível dividi-la em 2 grupos, sendo o plano de comunicação online e offline.

Como o próprio nome sugere, o plano de comunicação online está se referindo às estratégias realizadas pela internet, ao passo que a opção offline se relaciona com as estratégias realizadas fora da web.

Mesmo que os dois tipos sejam diferentes, uma empresa especializada em revitalização de pintura automotiva pode usá-los como complementares.

Embora seja algo muito importante para os negócios, ainda existem muitos gestores e empreendedores que não sabem exatamente qual é a função do plano de comunicação.

Ele é essencial para unificar a mensagem da marca, e tanto os colaboradores quanto os consumidores passam a conhecer um pouco mais a personalidade, objetivos e valores da corporação.

Ele também se encarrega de planejar os recursos da companhia, bem como os materiais e o trabalho humano, de modo que tudo seja feito com foco estratégico e de maneira ordenada.

É um processo útil para ter uma visão geral das ações que serão realizadas, tendo como foco transmitir a mensagem certa para o público, e quem vai defini-la é a própria empresa, assim como seus roubos.

O plano de comunicação interna de uma clínica veterinária e Pet Shop faz com que seus colaboradores se sintam parte da corporação, o que aumenta a produtividade e o nível de eficiência.

A companhia melhora o fluxo de informações entre a equipe e o negócio, permitindo que os públicos, interno e externo, estejam sempre por dentro das novidades e mudanças.

Ele melhora a relação entre a empresa e o trabalhador, e isso gera lealdade, ou seja, os profissionais vão querer continuar trabalhando para a marca e o índice de rotatividade diminui consideravelmente.

Não se pode ignorar o fato de que ele aumenta a eficiência, tendo em vista que os colaboradores se sentem mais bem informados e conectados entre si, por isso, trabalham se sentindo mais confortáveis, tanto em equipe quanto individualmente.

A companhia tem mais facilidade para identificar o talento e o potencial de seus colaboradores, além de atrair diferentes pontos de vista sobre sua gestão e o que precisa ser melhorado.

Quanto ao plano de comunicação externa, também serve para que um grupo de tanatologia compreenda quais recursos são necessários para suas ações, o que reduz os custos para a corporação.

Ele redireciona e analisa a estratégia atual, localiza possíveis erros e melhora o cumprimento dos objetivos. Ademais, uma empresa que se aproxima de seu público consegue entender um pouco mais suas características.

Ela vai aumentar sua participação no mercado e reter os clientes atuais, é importante lembrar que o plano tem a duração de um ano, e ao estabelecer diretrizes de curto, médio e longo prazo, fica mais fácil construir uma mensagem homogênea.

Diferenças entre plano e política de comunicação

A política de comunicação costuma ser a base do plano de comunicação, visto que define públicos estratégicos, diretrizes e propostas.

Uma empresa de motoboy delivery comida também vai conhecer melhor seus processos e fluxos de ações, tudo de maneira consolidada, dentro de um plano que ajuda a acompanhar e mensurar os resultados.

É uma excelente ferramenta para implementar a política de comunicação da companhia, além de fornecer diretrizes, processos, iniciativas e produtos.

Se o propósito da marca é criar uma ação nas redes sociais, essa prática deve estar prevista na política de comunicação, uma vez que ela mostra todos os pontos importantes de ancoragem.

A base que fortalece o plano de comunicação é a política de comunicação, algo que não é comum de se encontrar dentro das empresas no Brasil.

Se um fabricante de lavatórios para banheiro em granito quiser que sua política de comunicação funcione, precisa de um processo participativo, estabelecer um diálogo com os públicos da corporação e investir em liderança e alta gestão.

Mas é necessário ter muito cuidado porque de nada adianta ter um plano integrado de comunicação, mas que não considere a estratégia no cotidiano, bem como as pessoas e processos pertencentes à rotina.

Considerações finais

Saber se comunicar é imprescindível para qualquer empresa que queira transmitir sua essência e sua razão de existir, tanto para o público interno quanto para o público externo.

Para isso, ela precisa estabelecer sua política de comunicação para então criar seu plano de comunicação. Depois de entender o conceito de cada um e como se relacionam, vai ficar muito mais fácil para o negócio elaborá-los.

Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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