Datas sazonais são datas periódicas em que se promovem ou em que ocorrem eventos específicos. Sendo uma das definições possíveis, não é a única que consegue comportar a amplitude do tema.
Datas sazonais podem, também, dizer respeito a épocas, períodos ou fases em que ocorrem, por exemplo, a prevalência de cultivo de frutas específicas, como morango, carambola, caqui e afins.
Além disso, datas periódicas são definidas, também, como fases específicas do mercado que promovem maior estímulo ao consumo e à compra, como Black Monday, Black Friday, Dia do Consumidor e Dia dos Namorados, por exemplo.
Independentemente da definição que seja escolhida, o fato é que todas elas têm um lugar comum, isto é, uma semelhança: a possibilidade de serem, todas essas formas de datas sazonais, exploradas pelo mercado e pelo marketing.
A propiciedade dessas fases ao mercado é absoluta; e não à toa, visto que mesmo uma empresa que lida com asilo idosos faz uso desses momentos para colocar em obra as suas estratégias de marketing.
Entretanto, é preciso compreender que, devido à especificidade de cada período sazonal, aplicar táticas estratégias em uma data precisa exige planejamento meticuloso que deve ser orientado pelo tipo de negócio que o intenciona desfrutar.
De nada adianta empregar métodos retrógrados de venda, na medida em que não serão capazes de resultar em sucesso de mercado.
Para aumentar, portanto, o nível de êxito em períodos sazonais, é indispensável o empreendimento de ações que convirjam para maiores insights, maior alcance e para um contingente maior de vendas.
O que é um período sazonal?
Apesar de sua definição genérica ser facilmente compreendida, os seus trejeitos únicos são o que a constituem. Portanto, é necessário conhecer separadamente os atributos típicos de cada um dos tipos de períodos sazonais.
É possível distinguí-los em classes ou tipos, o que facilita a compreensão de como cada uma responde às exigências do mercado.
Datas de promoção
As datas de promoção são datas, à maneira que o nome sugere, nas quais se colocam, à venda, produtos mais baratos ou abaixo do valor médio apresentado durante o restante do ano.
A Black Friday e o Dia do Consumidor são exemplos de datas promocionais que têm dimensões nacionais no Brasil, visto que todas as lojas aderem às práticas que ocorrem nesses dias.
Por exemplo, na Black Friday, uma empresa de cola de silicone automotiva e um negócio do ramo culinário, igualmente, não desconhecem as possibilidades que essa data proporciona, uma vez que representam, em suma, grande poderio de vendas e de alcance.
Além desses que têm caráter geral, existem períodos promocionais que, singulares e localizados, são feitos por lojas a fim de que se coloque, por exemplo, seu estoque à venda ou seus itens com descontos especiais.
Geralmente, essas abordagens pertencem a lojas multinacionais ou às que têm capacidade de atingir seu público em larga escala. Estas utilizam-se de muitas táticas de marketing e, sobretudo, de publicidade para lançar as suas campanhas publicamente.
Isso, contudo, não impede que negócios pequenos se sirvam de estratégias que sejam perfeitamente adaptadas a datas promocionais criadas por eles mesmos.
Datas de comemoração
As datas comemorativas são datas que celebram, comemoram ou festejam várias sortes de eventos, que podem ser feriados, comemorativas e/ou festivas.
Um evento de inauguração de loja, por exemplo, configura-se como uma data correspondente ao tipo comemorativo. Agora, à medida que esse evento celebra, supondo-se, o Dia do Bibliotecário, faz-se, aí, uma data festiva e comemorativa.
Deve-se notar que as datas de comemoração não são necessariamente caracterizadas por dias que são feriados nacionais.
É possível utilizar diversas datas comemorativas como alvos de uma campanha de mercado, desde que ela possa ser atendida pelo negócio que a promove.
Portanto, em se tratando de um negócio de aço 1045 temperado, o que deve prevalecer é a sensatez para adequar o negócio, serviço e o produto à data estimada; ou, ainda, ao invés disso.
A fim de que se tenha dimensão de quantas datas comemorativas existem no Brasil, é possível citar algumas delas, que se não são todas, ainda são capazes de mostrar a pluralidade com que se celebram diferentes coisas neste país:
- Dia da Mulher;
- Dia dos Solteiros;
- Dia do Professor;
- Dia do Comerciante;
- Natal;
- Páscoa;
- Dia do Indígena.
A lista é infindável, e para se aferir isso, basta que se dê uma olhada minuciosa em uma agenda ou um calendário que contenha toda ou grande parte das datas comemorativas.
Como usar datas sazonais para melhorar resultados?
Tão importante quanto entendê-las e saber como elas surgiram, é essencial utilizá-las a fim de que se aumentem os resultados; visto que, como se pode perceber, os diferentes tipos de datas podem ser explorados profusamente.
Logo, não há motivo para que uma empresa de martelete de 20kg hesite ante a possibilidade de usá-las para promover a venda de algum produto ou a oferta de algum serviço. Para isso, todavia, faz-se importante que alguns passos precisos sejam seguidos.
Saber por que a data existe
É sabido dizer que as estratégias que visam à obtenção de alcance ou de retornos sobre investimentos em períodos sazonais são englobadas pelo marketing sazonal.
Não obstante esse passo não estar necessariamente implicado no marketing que intenta resultados em momentos propícios de venda, é indispensável que o negócio conheça aquele a quem ele se endereça.
Portanto, para conhecê-lo, é interessante que a data e o motivo sejam integralmente aferidos e conhecidos, porque, às vezes, informações subjacentes ou peculiares podem saltar aos olhos do negócio como um insight oportuno.
Escolher datas que fazem sentido
Não se podem escolher datas às escuras. Elas precisam corresponder ao nicho que é atendido, por exemplo, por uma empresa de exame toxicológico para admissão.
Nesse exemplo, inúmeras possibilidades existem de se cortejar diferentes datas comemorativas, mas não é o que ocorre com a totalidade das espécies de negócios.
Prever recursos
A previsão de recursos auxilia a saber o quanto que será utilizado nas campanhas sazonais.
O investimento em campanhas sazonais de Black Friday, por exemplo, exigem gasto e/ou dispêndio de recursos diferentes o investimento em marketing ou propaganda para feriados.
A fim de que não se gastem recursos financeiros em atos de marketing que não levarão uma empresa a um lugar algum, é interessante, juntamente à previsão de recursos, analisar os critérios que servirão ao estabelecimento desses recursos que serão necessários.
Estabelecer parcerias
O marketing sazonal pode ser melhor performado caso se integre ao montante de táticas as parcerias estratégicas.
Caso, por exemplo, uma data comemorativa seja passível de assimilação pelas campanhas de um negócio de teto rebaixado com gesso e iluminação, ele pode, a fim de solidificar as suas táticas, estabelecer parcerias com negócios que atendam, também, ao seu nicho.
Considerações finais
As datas sazonais são, não casualmente, momentos propícios para a construção de táticas estratégicas de publicidade e, também, para a utilização do marketing sazonal.
Entretanto, mais do que se jogar desajeitadamente a essa metodologia, é interessante conhecer, antes de tudo, o porquê da data e como ela pode ser profícua ao negócio.
Assim, em vez de se fazerem passos desmedidos, uma empresa de laudo de transferência detran, por exemplo, deve mensurar cada ação que fará antes de tentar performar o marketing sazonal e antes de tentar buscar melhorias.
Além disso, é interessante realizar uma previsão pormenorizada acerca dos recursos que serão empregados na tática a fim de que não se gaste à toa.
Outro aspecto sumário à concretização do marketing sazonal é, sem dúvida, também, o estabelecimento de parcerias, uma vez que a ligação com outra empresa que tenha relação com o nicho de mercado pode auxiliar a estratégia geral.
A competição nesses períodos de datas festivas, comemorativas ou especiais suscita grande embate entre as principais empresas e, por isso, é preciso realizar planejamento meticuloso.
Uma vez que este não seja criterioso, a chance de incorrer em erro é quase certeira. De entre os passos que foram mencionados, certo, existem outros que competem a profissionais da área darem-nos.
Assim, as possibilidades não se esgotam, mas pelo contrário, abrem-se outros caminhos que permitem ao exercício do marketing sazonal e das táticas de vendas periódicas maior verificabilidade prática.
Mais como uma rubrica geral, o marketing sazonal opera como um conceito que incute, no cerne do mercado, a noção de que períodos específicos devem ser contemplados por abordagens certeiras.
Para tanto, devem-se empregar, novamente, procedimentos criteriosos que obedeçam, antes de qualquer coisa, às políticas e às metas de agência que uma empresa tem para consigo e para com os seus consumidores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.