Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

Neuromarketing: Saiba como impactar os leads através das próprias emoções humanas

neuromarketing como impactar leads
Picture of Rod Lopes

Rod Lopes

Neuromarketing é a junção entre os termos “neurologia” e “marketing”, e quando esse conceito foi criado por Ale Smidts, o objetivo era compreender a influência que as ações de marketing exercem no comportamento dos consumidores.

Essa explicação neurológica ajudaria a entender como desenvolver campanhas mais efetivas. Muitas coisas podem levar o consumidor a comprar um produto ou serviço, mas muitos acreditam que o único fator de influência é o preço.

Já outros preferem dizer que a qualidade é mandatória na decisão, além disso, alguns consideram que a apresentação faz toda a diferença. Na verdade, não existe um consenso em relação a isso, pois muitas vezes pode estar relacionado à intuição.

Mais do que isso, a decisão de compra de uma pessoa é algo subjetivo, algo que não ajuda muito as estratégias de marketing.

Mas mesmo diante de tantas possibilidades, é necessário entender o que influencia o comprador durante sua decisão, pois é com base nessa informação que a marca desenvolve ações eficientes, capazes de impactar a persona.

Neste artigo, entenda qual é a definição de neuromarketing, quais são seus principais benefícios e veja algumas dicas para aplicar.

Entendendo o conceito de neuromarketing

Neuromarketing é uma área que procura entender e compreender quais fatores influenciam o comportamento do consumidor na decisão de compra. O recurso ajuda a traçar estratégias e métodos benéficos para as organizações.

O nome dessa ciência é uma junção das palavras “neurologia” e “marketing”, e foi designado pelo professor da Erasmus University, Ale Smidts, na Inglaterra. Mas quem popularizou o termo foi Gerald Zaltman, da Universidade de Harvard.

Hoje em dia, um fabricante de nicho de banheiro com moldura consegue usar esse recurso porque Gerald, formado em medicina, decidiu usar alguns equipamentos de ressonância para pesquisas de fins mercadológicos.

Ele mapeou as atividades do cérebro humano exposto a estímulos de marketing e com isso foi capaz de estimar qual era a influência neurológica de algumas ações no comportamento das pessoas.

O neuromarketing foi então registrado pelo pesquisador em 2000, e até os dias de hoje os métodos são utilizados para entender o que se passa na cabeça de alguém enquanto está decidindo comprar um produto em detrimento de outro.

Benefícios do neuromarketing

Trabalhar com o neuromarketing nas estratégias do negócio pode trazer muitos benefícios, dentre os quais estão:

Ajuda a desenvolver soluções

O neuromarketing é uma ciência que permite pensar e desenvolver produtos e serviços direcionados para o público e de acordo com as características do consumidor.

Em linhas gerais, uma empresa de comodato máquina café, assim como qualquer outra, poderá desenvolver soluções certeiras, que chegam ao subconsciente das pessoas e influenciam sua decisão de compra.

É importante lembrar que não basta que o produto seja inovador e único para atrair alguém, ele precisa ser pensado exatamente de acordo com as necessidades das pessoas, para que realmente seja capaz de chamar a atenção.

Melhora a decisão do cliente

O uso de neuromarketing pode potencializar os resultados do negócio e isso acontece porque simplesmente influencia o consumidor.

Ele vai tomar suas decisões de compra com base nas ações trabalhadas pelo negócio e focadas nesses aspectos.

Torna as decisões mais embasadas

As tomadas de decisões do negócio são fundamentais para escolher possibilidades que possam afetar o futuro do negócio e de seus colaboradores, de maneira positiva.

O neuromarketing e outras informações do campo de estudo possibilitam que os negócios tenham em mãos um bom embasamento para seus processos diários.

Ter acesso aos recursos que expõem tudo aquilo que motiva os consumidores durante a decisão de compra facilita na hora de explorar os elementos de maneira metódica.

Campanhas publicitárias mais efetivas

A mesma situação acontece com as campanhas publicitárias, pois mesmo que a companhia conheça profundamente as motivações de sua persona, ainda assim deve considerar o formato que utiliza.

Mesmo que em alguns casos isso não esteja muito evidente para um fabricante de sacola kraft alça torcida, o consumidor se sente muito mais atraído por certos tipos de campanha.

As campanhas publicitárias são ações que têm o objetivo de divulgar a marca, seus produtos e serviços. Elas podem ser desenvolvidas por meio de anúncios e peças veiculados em diferentes canais de comunicação.

A partir do momento em que a organização entende o que atrai os consumidores, as pesquisas científicas ajudam a desvendar o subconsciente das pessoas, e com isso a marca pode criar campanhas publicitárias realmente efetivas.

Melhora a experiência do consumidor

Se a marca percebeu que um vídeo descontraído sobre o produto gerou o número de reações positivas superior a outro conteúdo, percebe o tipo de abordagem que deve utilizar com sua audiência.

Para uma clínica especializada em peeling fotoativado, outro benefício é a possibilidade de melhorar ainda mais a experiência do consumidor.

A era do consumidor 4.0 exige atenção por parte das organizações e o modo como as empresas tratam as pessoas. É fundamental oferecer atendimento personalizado, e com a ajuda do neuromarketing criar momentos de interação positivos.

É a melhor forma de reter clientes e ainda por cima gerar novas oportunidades de vendas para a organização.

Como aplicar o neuromarketing?

Existem muitas maneiras de aplicar neuromarketing ao negócio e aproveitar essas estratégias e seus benefícios. Mas a base para o funcionamento dessa ação é conhecer bem o próprio cliente.

As informações sobre o público do negócio mostram o caminho que ele deve seguir e as estratégias que trazem bons resultados. Algumas formas de aplicação são:

  • Psicologia das cores;
  • Storytelling;
  • Uso de imagens;
  • Fontes simples.

As cores são capazes de afetar as emoções das pessoas, e cada uma gera impacto de um modo diferente. Um fabricante de cobertor popular casal para doação pode usar a psicologia das cores alinhada com o neuromarketing.

Primeiramente, precisa saber o efeito que quer causar nas pessoas em sua peça publicitária, só depois pode escolher as cores que vão dialogar com esse propósito.

É possível ir além e pensar no desenvolvimento da marca, e como isso pode ser aplicado no branding e no sentimento que a organização deseja transmitir para as pessoas.

As cores ajudam muito nesse sentido e são fundamentais para construir a identidade e a mensagem sentimental da marca.

A venda de produtos e serviços não precisa ser algo que acontece de maneira explícita e direta, e isso porque existem narrativas que são capazes de emocionar e envolver os clientes, estimulando a compra.

Essa estratégia é conhecida como storytelling e sua subjetividade é atribuída às campanhas. Com ela, o espectador de uma empresa de galpão industrial pré moldado vai se emocionar e se identificar com o relato.

A pessoa absorve o que é contado pela empresa e encaixa a história em sua própria realidade e a decisão de compra é totalmente influenciada pelo herói da história.

Ele apresenta uma solução para os problemas que o público enfrenta, e ao contar uma boa história, a marca vai guiar o cliente durante toda a jornada de compra.

Os elementos visuais também são muito poderosos e causam impactos positivos no público, sendo capaz de atrair mais pessoas do que os textos.

Isso não descarta a necessidade de escrever bons conteúdos, no entanto, as imagens traduzem facilmente a mensagem que a marca deseja transmitir.

Esses elementos têm maior poder de persuasão, seja para falar de um produto ou para qualquer outro assunto que a organização que irá comunicar.

Para um fabricante de portão deslizante duplo, vale muito mais a pena criar um infográfico para mostrar como o produto funciona do que um texto explicativo.

Várias plataformas podem ser exploradas para a divulgação de imagem, como no caso do site institucional, blog ou redes sociais. O ideal é usar imagens capazes de sintetizar o conceito que a corporação quer transmitir.

Por fim, as fontes usadas nos anúncios de tráfego pago, formulários, sites e outros elementos são capazes de influenciar a decisão de compra dos consumidores. Quanto mais simples elas forem, mais fácil será fazer a leitura e compreender a mensagem.

Um fabricante de placa de isopor atacado consegue facilitar a vida das pessoas que estão por perto, mas se o negócio utilizar fontes mais complexas, corre o risco de aumentar as taxas de rejeição.

Considerações finais

O neuromarketing é um conceito que envolve estudos científicos, e por isso tem embasamento e deve ser considerado pelas empresas na hora de fazer seu planejamento de marketing.

Existem várias outras estratégias que ajudam a implementá-lo, cabendo à organização escolher qual delas mais se encaixam à sua realidade e às características do público. Assim, fica mais fácil impactar as pessoas e alcançar bons resultados. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Picture of Rod Lopes

Rod Lopes

Desde o século passado, ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado digital.

- Cursos Presenciais de diversos aspectos do marketing digital em Campinas.

- Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

- Criação de Negócios Online, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

- Minha atuação abrange desde a criação de sites, landing pages e lojas virtuais, gestão estratégica de tráfego pago e orgânico otimizado para motores de busca (SEO) até a implementação de soluções com Automação e Inteligência Artificial.

- Mentor de profissionais de marketing que buscam dar um UP na carreira.

Ensino tudo que faço, integrando conhecimento técnico e intelectual de alto nível sempre focado em resultados.

Bio

Agende o melhor horário para uma consultoria particular, online e ao vivo para melhorar ainda mais seu posicionamento no mundo dos negócios online.

Se você gostou deste artigo, deixe seu comentário e compartilhe. Só assim vou saber se estou contribuindo e como posso melhorar. Obrigado!