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Copywriting e Marketing de Conteúdo: O que é e qual a relação entre eles?

copywriting marketing de conteúdo
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Rod Lopes

O copywriting é uma técnica de redação baseada em uma estratégia de produção de conteúdo, focada em convencer o leitor a realizar uma ação específica. 

Portanto, o copywriting tem como principal foco produzir textos com o objetivo de convencer e cativar a atenção do público.  

Esse material precisa educar e capacitar os leitores sobre um determinado produto ou serviço para mostrar qual é a melhor solução para resolver uma necessidade.

Deste modo, isso pode ser feito através de produções, como posts, e-books, texto de blogs e sites. 

Além disso, o copywriting é uma ferramenta muito importante no marketing de conteúdo que, em resumo, é uma estratégia para atrair os clientes, por meio da criação de conteúdos relevantes.

Outro ponto é que o marketing de conteúdo é uma estratégia que não promove diretamente a marca, produto ou serviço. 

Porém, sim, utiliza-se de conteúdos que mostram, expliquem e convençam o público-alvo que a sua marca é a melhor solução para um determinado problema ou necessidade, sempre com o objetivo de gerar uma conversão.

Por isso, é também preciso entender que o marketing de conteúdo é fundamental para trabalhar bem o copywriting. 

Além do marketing de conteúdo, é possível fazer o uso de algumas ferramentas para ajudar na produção, como por exemplo, o CRM de vendas.

Principais diferenças entre Copywriting e Marketing de Conteúdo 

A diferença entre os dois, é que o marketing de conteúdo é uma estratégia que não promove diretamente uma marca, produto ou serviço. 

Ele faz a criação e a divulgação de conteúdos ricos e valiosos que tem um propósito de convencer o leitor a criar uma afinidade com a marca.

Dentro do marketing de conteúdo, para que eles sejam gerados de forma impressionantes e que sejam relevantes aos futuros clientes, precisa-se fazer o uso de algumas ferramentas, e uma delas é o copywriting.

Então, essa ferramenta, foca em fazer com que o leitor tome uma atitude específica, o que pode ser uma compra, um cadastro, entre outros. 

Com títulos bem-feitos, isso fará com que o paciente tenha interesse no produto e possa dar um passo a mais, podendo chegar até mesmo a compra.

Com essa técnica, a empresa será capaz de conhecer o público-alvo através de palavras, e assim, conseguirá aumentar as vendas e alavancar o negócio todos os dias.

Como e por onde começar no Copywriting

Saber escrever bem é fundamental, mas para isso, existem alguns passos que facilitam esse processo, como:

  • Determine o objetivo e o público alvo;
  • Colete informações;
  • Entenda o funil de venda;
  • Selecione os ganchos.

Essas etapas são fundamentais para começar um copywriting, mas além dessas fases, é possível fazer o uso de uma ferramenta chamada CRM.

Com essa ferramenta, será possível acompanhar de perto os passos dos clientes, principalmente durante o funil de venda.

Além do mais, será possível acompanhar qual parte do site o cliente está acessando e qual é a sua busca de interesse. 

Com base nessas informações, é possível enviar e-mails personalizados, de acordo com o interesse de cada cliente, fazendo com que a ferramenta de CRM gratis seja muito eficiente.

Dicas para Copywriting

O primeiro passo é selecionar o assunto principal a ser trabalhado no copywriting. Além disso, deve deixar claro qual é o objetivo principal em questão, seja realizar uma conversão como venda, download de um e-book, efetivação de um cadastro, entre outros. 

Dessa maneira, será possível guiar todos os esforços e ações para construir um bom copywriting.

É importante buscar e colher informações sobre o assunto que deseja trabalhar, sempre pensando no momento em que esse conteúdo será lido, tendo informações relevantes e diferenciadas. 

Dessa forma, conseguirá criar conteúdos que sejam destaques e bastante úteis para o seu público-alvo.

Também chamado de pipeline de vendas, ele é basicamente uma representação do caminho em que o cliente faz para chegar até o fechamento das vendas. Então, saber trabalhar os conteúdos para cada um desses momentos no funil, fará toda a diferença. 

Principalmente, porque os conteúdos serão condizentes com o momento em que cada consumidor está passando dentro do começo, no meio e no fim dos funis de venda.

Como selecionar os ganchos?

Os ganchos são recursos utilizados no copywriting para instigar o interesse do público-alvo pelo conteúdo. Podem ser curiosidades, dados relevantes e tendências. 

O foco é escolher e trabalhar ganchos que façam com o que as pessoas tenham interesse pelos conteúdos. 

Por exemplo, ao invés de falar “a importância do almoço”, poderá utilizar um gancho dizendo “saiba quais benefícios o almoço pode trazer” 

Assim, esses ganchos podem auxiliar a captar a atenção sobre o mesmo assunto.

Por fim, é possível dizer que o copywriting e o marketing de conteúdo são diferentes, mas de certa forma, um precisa do outro para que o resultado seja eficiente. 

Ao realizar as etapas necessárias, é possível que a empresa consiga alcançar mais clientes e obtenha o aumento das vendas por meio das palavras.

Conteúdo originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

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Rod Lopes

Desde o século passado, ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado digital.

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- Criação de Negócios Online, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

- Minha atuação abrange desde a criação de sites, landing pages e lojas virtuais, gestão estratégica de tráfego pago e orgânico otimizado para motores de busca (SEO) até a implementação de soluções com Automação e Inteligência Artificial.

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