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Como Gerar Leads e Sua Importância?

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Rod Lopes

Gerar leads é uma necessidade para qualquer empresa do mundo digital atualmente e escolher as ferramentas para fazer isso é fundamental para qualquer negócio que deseja ter sucesso atualmente.

Também sabe-se que o marketing digital está cada vez mais presente no dia a dia das empresas, pois com ele o custo para aquisição de clientes é menor e estabelecer o contato com eles através de campanhas comerciais é muito menor.

Desde empresas que fazem fechamento de pia de vidro até empresas de alta tecnologia podem tirar proveito da geração de leads na internet.

A internet funciona como um canal direto entre as pessoas que estão procurando por algo e aqueles que podem ser interessados por essa mesma coisa.

Um dos pontos fortes do marketing digital é a geração de leads que, através de um funil de vendas, orienta os usuários a consumirem produtos e conteúdos para que a empresa ganhe novos clientes.

Pensando nessa situação, pode-se dizer que os leads gerados na internet são muitas vezes chamados de hoje como o “petróleo” do mercado digital porque é uma fonte rica em oportunidades.

Trata-se de um meio excelente para as empresas obterem bons visitantes com possibilidades de negociação, além de os leads serem fontes de informações importantes para estudo cada vez mais preciso do modelo de negócio estabelecido.

A importância de gerar leads

Em algum momento, muitos negócios podem ter se deparado com a seguinte situação: o estoque está cheio, mas ninguém está procurando pelo produto.

O problema é que, para lojas físicas, as possibilidades de pesquisar o mercado e oferecer os produtos são limitadas.

Contudo, na internet, o cenário é diferente, porque na internet uma página pode ter um alcance abrangente, muito maior que uma loja física local.

De qualquer forma, os negócios locais ainda podem tirar proveito da geração de busca pelo costume de busca no exemplo: oficina mecânica próximo a mim.

Assim, a verdade é que a internet oferece muitas possibilidades para aumentar o alcance e o faturamento de qualquer empresa no mercado, seja ela física ou digital.

Com a especialização do marketing digital em muitas outras áreas de estudo, hoje é possível saber exatamente o que o público-alvo procura para entregar o necessário para fechar um negócio.

A melhor forma que o marketing digital pode contribuir para as empresas é ao estabelecer um canal de comunicação próximo e personalizado para estudar as preferências do seu público.

Dessa forma, com conteúdos informativos e perguntas sobre uma empresa pode conhecer as necessidades e desejos da base para prospectar novos clientes com perfis parecidos.

Por exemplo, uma empresa de design pode promover campanhas nas redes sociais ao projetar um banheiro apartamento pequeno planejado e, assim, verificar as interações e conexões que o conteúdo pode ter gerado.

Com essas informações, a empresa pode elaborar uma estratégia comercial para oferecer produtos e serviços que sejam convenientes com os interesses que os clientes demonstraram.

Para qualquer negociação, não adianta uma marca sempre lançar produtos novos se não existir um consumidor para adquiri-los. Assim, a principal finalidade do marketing é geração de leads.

Sem ele, não há como gerar receita, ou seja, não há negócio. Para conquistar novos clientes e manter os antigos, é preciso de uma estratégia de marketing consistente.

Uma das formas de fazer isso é gerando leads, pois eles são a forma mais direta de conversar com potenciais clientes. Assim, ao filtrar o interesse do público, a empresa tem a oportunidade de oferecer sementes capim mombaça ou qualquer outro produto.

O fato é que, na internet, encontram-se pessoas interessadas em praticamente tudo. Um desses usuários, ao procurar por um conteúdo relacionado a sua página, mostra que ele pode ter um interesse, mesmo que mínimo, de fazer negócio com a empresa.

Os benefícios de gerar leads

Muitos empresários e profissionais liberais estão sempre em busca de algo que possa tornar o processo de vendas e fidelização de clientes mais fácil.

Muitas vezes, esses profissionais enxergam a criação e envio de leads como um processo muito complicado e, por isso, dispensam essa tarefa.

Mas a verdade é que a geração de leads é fundamental para que qualquer negócio tenha sucesso. Principalmente para os negócios entre empresas.

Chamados de negócios B2B (Business-to-Business), o negócio entre empresas é um pouco mais complicado que o negócio entre B2C (Business-to-Consumer), isso porque a negociação entre empresas costuma demorar mais tempo e ser mais racional.

Por exemplo, se uma empresa quer comprar um relé de proteção Siemens, provavelmente ela irá estudar muito bem quem será o fornecedor do produto para fazer uma negociação de sucesso.

Assim, uma estrutura que faça a geração e nutrição de leads será fundamental para adquirir a confiança e a autoridade necessárias para fechar a negociação.

Por isso, é preciso saber como gerar leads de forma eficiente e qual sua importância para o sucesso de um negócio.

Como as empresas podem aplicar leads

No mercado de hoje, pode-se dizer que é importante saber gerar leads. Isso porque, em tese, quanto mais leads adquiridos, mais clientes uma empresa terá, e quanto mais clientes, mais trabalho e dinheiro.

Um dos motivos de São Paulo ser tão atraente para os negócios é a grande quantidade de leads que lhe são gerados todos os dias dentro da cidade. Para uma empresa nesse nicho de mercado, isso significa oportunidades diárias para negócios.

São Paulo é o maior centro financeiro e industrial do Brasil. É também o maior pólo comercial e cultural do país.

Considerada a cidade mais cosmopolita do mundo, São Paulo apresenta uma vasta oferta de serviços, bens e produtos, além de proporcionar um ambiente extremamente favorável para negócios.

Mas, provavelmente, poucos serão benéficos e atrativos para trazer lucros para a empresa. De forma que grande parte do trabalho da geração de leads é segmentar o público que engaja com a empresa.

Por exemplo, supondo que uma empresa ofereça o serviço de portaria virtual preço abaixo do mercado. Para encontrar as empresas que pudessem se interessar pelo serviço, a empresa poderia gerar anúncios na internet para as demais da região.

Uma das melhores formas das empresas gerarem leads atualmente é estruturar um departamento de marketing digital para promover campanhas pagas e campanhas de conteúdo para se conectar com os usuários com potencial de serem clientes.

Ao projetar um setor de marketing digital de qualidade, as campanhas de anúncios, e-mail marketing e landing pages podem gerar leads para quaisquer negócios, seja para oferecer pintura líquida industrial ou quaisquer outros produtos.

Ter capacidade de gerar leads é essencial para qualquer negócio moderno que esteja interessado em conquistar novos clientes e ampliar suas vendas. Os benefícios de gerar leads são:

  • Melhor a experiência do cliente;
  • Mais vendas;
  • Menos custo em comunicação;
  • Melhor reputação e autoridade;
  • Maior participação de mercado.

As vantagens de gerar leads na internet para sua empresa são inúmeros, mas a principal vantagem é obter informações qualificadas sobre os possíveis clientes para fazer campanhas comerciais mais assertivas.

Considerações finais

Geração de leads é considerada uma das maiores preocupações das empresas no mundo todo. Apesar de ser simples, a competição crescente no mercado tornou a geração de leads um processo mais caro.

Porém, longe de ainda chegar a um prejuízo, investir na geração de leads ajuda a reduzir os custos de aquisição de clientes para que as empresas tenham melhor qualidade e quantidade para aumentar seu volume de vendas.

Nesse momento, um lead pode representar uma grande oportunidade muito grande para qualquer empresa.

Por exemplo, uma empresa de limpeza de galpão ao criar uma página na internet, abre espaço para que os usuários encontrem pelo serviço facilmente.

A internet é um veículo capaz de transformar a forma como as pessoas fazem diferentes tarefas, tais como comprar, pesquisar e se comunicar.

O processo de geração de leads é uma dessas atividades. Através da internet as empresas podem conhecer as necessidades dos seus clientes e, assim, direcioná-los para a entidade.

Para criar um processo de geração de leads de qualidade, é necessário que as empresas invistam em um sistema de inbound marketing e estruturar um processo outbound de prospecção de clientes eficaz.

Com esses dois pilares formados, uma empresa poderá criar um fluxo constante de geração de leads para que novos clientes componham a carteira da corporação.

A internet está fazendo a diferença na vida de empresas e pessoas, ampliando as chances de fechar negócios, interagir com clientes, gerar leads e até mesmo fazer crescer a marca.

Por isso se torna imprescindível que as empresas se apropriem da internet para conquistar mais clientes e aumentar sua lucratividade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Rod Lopes

Desde o século passado, ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado digital.

- Cursos Presenciais de diversos aspectos do marketing digital em Campinas.

- Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

- Criação de Negócios Online, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

- Minha atuação abrange desde a criação de sites, landing pages e lojas virtuais, gestão estratégica de tráfego pago e orgânico otimizado para motores de busca (SEO) até a implementação de soluções com Automação e Inteligência Artificial.

- Mentor de profissionais de marketing que buscam dar um UP na carreira.

Ensino tudo que faço, integrando conhecimento técnico e intelectual de alto nível sempre focado em resultados.

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