O Google Ads (o antigo Google Adwords) é a maior ferramenta patrocinadora de links pela internet. O seu diferencial é permitir que uma empresa tenha controle sobre seu orçamento e sobre a cobrança dos anúncios publicados.
Esses anúncios são cobrados por meio de cliques efetuados (CPC – custo por clique), pela quantidade de visualizações (CPM – custo por mil impressões) ou pelos resultados obtidos (CPA – custo por aquisição).
No marketing digital, uma das maneiras de se obter sucesso no ambiente online e trazer dinheiro para uma empresa de manutenção de calhas e telhados, é por meio de links patrocinados do Google.
O Google Ads é uma plataforma de publicidade, que divulga produtos e serviços de maneira rápida e eficiente, para pessoas que procuram aquilo que a empresa tem para oferecer.
Os potenciais clientes conseguem encontrar esses links patrocinados por meio do computador ou dispositivos móveis ao fazerem suas pesquisas pelo Google, assistindo vídeos pelo Youtube ou através de visitas de sites parceiros da plataforma.
O Google Ads é um verdadeira plataforma publicitária geradora de receitas que representa uma grande porcentagem das rendas obtidas com vendas de telhado com telha tégula, por exemplo.
Essa entrada de dinheiro volumosa, indica que as empresas precisam estar presente onde as pessoas fazem as suas pesquisas, pois somente dessa maneira é possível alcançá-las no melhor momento.
A importância do Google Ads
O Google Ads é uma excelente opção para promover negócios, produtos ou serviços de forma direcionada, segmentada e também mensurável.
Ele pode determinar o posicionamento de uma página ou site no maior mecanismo mundial de pesquisas: o próprio Google, de extremo potencial quando o internauta tem dúvidas a respeito de um curso bombeiro civil, por exemplo.
As campanhas veiculadas pelas empresas, por meio do Google Ads, são extremamente importantes nas estratégias de marketing, porque elas podem influenciar nos negócios, fazendo-os bastante rentáveis.
Isso porque elas geram um ROI (Retorno sobre o Investimento) muito positivo, mas é preciso que as campanhas sejam bem produzidas, porque são elas que vão atrair a atenção do consumidor, fazendo-o se interessar por um produto ou serviço.
Abaixo, seguem alguns fatores que tornam os anúncios no Google super importantes, para que os negócios de pedra technistone aumentem, por meio dos links patrocinados no Google Ads:
- A empresa tem maior autonomia para determinar o orçamento;
- A campanha realizada pode ser interrompida a qualquer momento;
- Qualquer empresa, independente do porte, pode utilizar o Ads;
- O pagamento é feito apenas por clique e visualização;
- É uma mídia mais econômica.
Pelo Google Ads, a empresa escolhe o valor a ser gasto por campanha. Esse orçamento depende do valor da palavra-chave escolhida, permitindo um gasto por dia e por lance. Portanto, o investimento não ultrapassa o orçamento previsto antecipadamente.
Caso a empresa já tenha algo planejado, nesse sentido, ao fazer uma campanha pelo Google Ads, ela diminui os riscos de investir e não obter bons resultados. É o caso da publicidade de capa para sax soprano, por exemplo, que pode interromper seus anúncios a qualquer momento.
Isso acontece porque não é necessário esperar pelo período completo de veiculação e o pagamento passa a valer somente pelo tempo determinado em que o anúncio ficou ativo.
Outro fator importante, é que não importa qual seja o tamanho da empresa ou o segmento em que ela atua. Qualquer tipo de negócio pode veicular suas campanhas pelo Ads.
Todas elas precisam estar presentes na internet, transmitindo seus anúncios, para atrair mais clientes de controlador de acesso estacionamento a um restaurante em campinas, e assim gerar negócios.
Os anúncios veiculados do Google Ads são relativamente mais baratos do que os realizados pelas mídias tradicionais, como televisão, rádio ou folhetos impressos, e isso acaba definindo, também, no orçamento a ser gasto.
Quais são as vantagens do Google Ads?
Em todo tipo de ne negócio vale a pena investir em anúncios do Google, porque além dos fatores importantes citados acima, ele acarreta muitos benefícios, tais como os elencados abaixo:
- Gera o aumento de conversão em vendas;
- Possibilita um alto retorno do investimento;
- Promove resultados rápidos e claros;
- Segmenta o tráfego orgânico;
- Fornece um banco de dados maior.
Através do Google Ads a empresa pode focar diretamente no seu público-alvo, obtendo mais conversões, que automaticamente se transformam em vendas e obviamente o lucro aumenta.
Pelo fato de pagar os anúncios somente se houver clique, o retorno por sobre o investimento torna-se bastante positivo. Se testes A/B forem realizados e o monitoramento for feito, uma empresa de aluguel ultrassom microfocado, por exemplo, pode atingir maiores e melhores resultados.
A plataforma de anúncios do Google monitora e analisa o progresso das campanhas por si mesmo. Então, fica mais fácil a empresa encontrar todos os dados a respeito de cada campanha realizada. Ela tem acesso aos cliques por anúncio e também às palavras-chave mais usadas pelos visitantes.
Como os algoritmos do Google mudam frequentemente, a produção das respostas nas pesquisas e a criação dos anúncios devem ser as mais relevantes possíveis, porque assim o Ads consegue direcionar para a empresa um tráfego qualificado.
Por fim, dentro das vantagens elencadas, o Google Ads fornece um extenso banco de dados de clientes, por meio das informações deixadas no site ou na página, quando eles a visitam, sendo este um passo de melhoria nas estratégias de marketing.
Os anúncios pelo Ads tem um poder enorme de segmentação, por meio de palavras-chave, localização, público-alvo, bem como horários e dias das postagens. Com ele, o cliente de açaí revenda consegue determinar o quanto quer gastar em campanhas.
Como usar o Google Ads?
Segue abaixo um passo a passo para criar uma conta no Google Ads e usá-lo para produzir campanhas.
É recomendável configurar a conta pelo computador, para ter acesso a todos os recursos disponíveis, porém ela pode ser feita pelo celular também:
- Acesse o endereço do Ads;
- Faça login com uma conta no Google;
- Na página inicial toque no modo “especialista”;
- Após, selecione a meta da campanha;
- Depois selecione a rede de pesquisa para anunciar a campanha;
- Toque em “rede de pesquisa”;
- Selecione o site da empresa;
- Toque em “continuar”;
- Digite o nome da campanha e o valor diário;
- Toque em “salvar e continuar”;
- Configure “grupo anúncios”;
- Toque em “salvar e continuar”;
- Crie o anúncio, salve e continue;
- Configure as informações de pagamento com os dados solicitados;
- Selecione a forma de pagamento (boleto ou cartão de crédito);
- Explore a campanha;
- O acesso à conta é confirmado.
Mesmo que pareça complicado, criar uma conta no gerenciador de anúncios do Google é bem fácil para criar campanhas. Dessa forma, a empresa tem muito mais chances de alcançar pessoas e através delas vender muito mais.
Ferramentas para potencializar os anúncios
As campanhas no Google Ads podem ser potencializadas com o auxílio de algumas ferramentas gratuitas que o próprio Google fornece.
São mecanismos para aumentar a conversão dos anúncios criados. São elas:
- Google Trends;
- Google Analytics;
- Google Web Designer;
- Google Meu Negócio;
- Google Data Studio.
Sabendo o funcionamento do Google Ads e todas as vantagens que ele oferece, é possível para a empresa criar suas campanhas efetivas de produtos e serviços, para que elas tragam um bom retorno no investimento.
Considerações finais
O ideal é utilizar o Google Ads como um canal de aquisição de tráfego de retorno rápido, principalmente no começo de uma campanha de Marketing Digital.
Com as campanhas, pode-se identificar as palavras-chave que dão alto retorno, usando essas informações para criar conteúdo e SEO.
Por isso, é fundamental que o Marketing de conteúdo seja planejado antecipadamente, para que a médio e longo prazo um bom tráfego seja gerado, diminuindo os investimentos em Ads.
Uma das vantagens do Google Ads é que os links patrocinados pela plataforma aparecem de acordo com as palavras-chaves pesquisadas e isso faz com que os anúncios apareçam no momento certo da pesquisa do usuário.
Por isso, as chances de conversão são muito maiores. A estimativa dessa conversão vai depender do ramo de atuação da empresa e do tipo de campanha. Normalmente, se a cada 10 cliques recebidos ela conquistar um cliente, a campanha já vale a pena.
Observando esse número, percebe-se que nenhum outro veículo de mídia tradicional faz com que o retorno seja tão produtivo quanto no Google Ads.
Investir no Google Ads é rápido e fácil. Basta fazer um planejamento da campanha, de acordo com os objetivos, produzir os anúncios, que rapidamente são aprovados pelo Google e começar a vinculá-los.
E eles dão muito resultado, porque aumentam o tráfego no site da empresa e com um pagamento mínimo por elas, o dinheiro que sobra pode ser investido em qualquer outra área da organização.
Toda empresa deve apostar nos anúncios do Google, independentemente do porte ou de segmento de atuação. Afinal, anúncios são imprescindíveis para alavancar qualquer negócio.
Se você está com dificuldades de criar campanhas de anúncios do Google para sua empresa e quer aprender com a ajuda de um Gestor de Tráfego Profissional, conheça o Curso de Google Ads em Campinas, presencial e online.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.