Empreender e ter o seu próprio negócio é algo que muitas pessoas desejam. Porém, quando o assunto é empreendedorismo, alguns indivíduos deixam de tentar por acreditar em alguns mitos sobre empreendedorismo que os leva a acreditar que não podem ou conseguem empreender e ter sucesso, algo que pode gerar bloqueios.
O empreendedorismo é um grande desafio, principalmente no Brasil, mas estando bem informado e se preparando, as suas chances de sucesso podem aumentar consideravelmente.
Para auxiliar nessa jornada e desmistificar algumas crenças relacionadas ao tema, separei o conteúdo a seguir, acompanhe!
O que é empreendedorismo?
Basicamente, o empreendedorismo consiste na capacidade das pessoas de identificar oportunidades e problemas, desenvolver soluções e investir em recursos para o desenvolvimento de produtos e serviços úteis para a sociedade, criando uma nova oportunidade de negócio.
Empreender é algo que está diretamente ligado à inovação, ou seja, a criação de novas combinações e segmentos, resultando em algo positivo para os indivíduos (com maior foco nos potenciais consumidores) e o mercado como um todo, sendo esses os principais pontos importantes do empreendedorismo.
Características de um empreendedor
Ninguém nasce preparado para ser empreendedor, mas o contato social somado aos estudos podem ajudar no desenvolvimento de características, competências e personalidade que ajudam na jornada e podem ser fortalecidos ao longo da vida, trazendo mais expertise nessa jornada.
Fazer contatos e buscar referências também é um passo importante, pois os contatos podem influenciar e impactar diretamente no nível de empreendedor de cada pessoa, agregar informações e trazer trocas de insights que melhoram ambos os negócios e pode criar uma rede de parcerias e fortalecimento/apoio.
Algumas características que o empreendedor – e quem deseja iniciar essa jornada – precisa desenvolver são:
- Resiliência;
- Persistência;
- Otimismo;
- Autoconfiança;
- Coragem.
Ter essas características já é uma maneira de ter vantagem para empreender, porém, não é o suficiente.
Para além das características, boa administração e coragem/olhar necessário para identificar oportunidades e investir, o sucesso do empreendedor depende muito de ter um bom projeto, ou seja, se dedicar a uma atividade, elaborar um plano de negócios eficiente e fazer investimentos.
Assim, antes de se aventurar no universo do empreendedorismo, é importante que as pessoas busquem informações a respeito do assunto, bem como mais informações sobre o ramo em que desejam atuar, desenvolvendo suas capacitações.
Afinal, quanto mais informado, maiores são as chances de diferenciar verdades de mitos e ter mais sucesso nessa jornada.
Mitos sobre empreendedorismo
Como dito anteriormente, existem muitos mitos que são propagados e podem ser um fator paralisante na vida das pessoas que desejam empreender.
Sendo assim, conhecer alguns destes mitos é uma maneira de se preparar melhor e, consequentemente, dedicar tempo e esforços para o seu futuro negócio, por exemplo, um mecânico alinhamento.
Ou seja, identificar alguns dos mitos que são propagados é crucial para que os futuros empreendedores se preparem para ter o seu negócio, focando sempre em uma boa experiência para o seu cliente, oferecendo produtos e serviços de qualidade, e identificando adequadamente as oportunidades e os riscos.
Para auxiliar os indivíduos a conhecerem melhor a vida de um empreendedor, conheça os principais mitos nos tópicos a seguir.
1- Empreendedores já nascem com o dom de empreender
Este é um dos principais mitos, pensar que a pessoa já nasce com qualidades e características “exclusivas” de empreendedores.
O fato é que há pessoas com uma grande capacidade criativa, sabem liderar e tem o senso de oportunidades naturalmente, mas tudo isso pode não significar muito, bem como podem ser características desenvolvidas a longo prazo.
É preciso dizer que apesar de muitos acreditarem que existe certo nível de intuição nas atividades diárias de um empreendedor (o que também pode acontecer), este intuito está muito mais relacionado ao nível de aprendizado e acúmulo de experiências.
Sendo assim, dizer que uma pessoa já nasceu empreendedora é um mito, pois é com o tempo, dedicação, estudo e vivência que se aprende a ser um.
2- Só é possível ter uma empresa de sucesso com uma grande (e nova) ideia
Diversas histórias de empreendedores de sucesso, que desenvolveram negócios disruptivos e inovadores se tornam muito conhecidas, contribuindo para a criação deste mito.
O sucesso de um negócio não depende apenas de uma grande ideia, pois muitas pessoas têm ideias incríveis e não conseguem atingir uma posição de credibilidade ou colocá-las em prática.
Assim, o segredo é pensar em soluções para um problema específico, focar no público-alvo que precisa de respostas, a ponto deles estarem prontos e com vontade de pagar pelo seu produto ou serviço, por exemplo, uma empresa de montagem de Kit doces personalizados.
Mais ainda, é preciso defender a ideia e traçar um planejamento para colocá-la em prática, pois mais do que a ideia, o planejamento, a coragem e dedicação são fundamentais para o desenvolvimento do negócio.
3- Empreender é, apenas, criar o seu próprio negócio
Não necessariamente a pessoa precisa criar uma empresa tradicional para ser identificada como empreendedora.
Inclusive, nesse contexto, é importante entender algumas diferenças entre os empreendedores que criam o seu próprio negócio e os que realizam investimentos em empresas de outras pessoas, conhecidos como intraempreendedores.
Este perfil de profissional tem uma postura de “dono da empresa”, mas legalmente ele não é.
Assim, na organização, ele pode assumir a responsabilidade de cuidar das inovações, costumam ter uma postura proativa e não se limitam a fazer apenas o que é pedido, por exemplo, uma fábrica de sacos de algodão personalizados.
Para empreender não é necessário criar uma empresa, muito pelo contrário. Há vários exemplos de executivos de grande sucesso e que nunca foram donos de empresas em que trabalharam, mas enquanto fizeram parte da companhia, executaram grandes projetos.
Inclusive, para se ter uma ideia, o Post-it e o Gmail são exemplos de projetos criados por um intraempreendedor.
Além disso, cada vez mais, projetos, aplicativos, serviços e ações no meio online se mostram opções para iniciar no ramo de empreendedorismo.
4- Não é possível começar um negócio com pouco dinheiro
Muitas pessoas adiam o sonho de empreender por pensar e acreditar que com pouco capital é impossível iniciar um negócio.
Contudo, esta não é uma verdade máxima, já que há a possibilidade de iniciar com pouco investimento inicial é possível. Inclusive, há setores em que quase nenhum dinheiro inicial é necessário.
Com um bom planejamento e o detalhamento do negócio, grande parte dos empreendimentos pode ser iniciado com um investimento de baixo valor, principalmente no ambiente online.
Ter essa mentalidade pode ser perigoso, pois o indivíduo se apega a ideia de que o dinheiro é o fator mais importante para o sucesso do negócio, quando, na verdade, não é, adiando o sonho.
Com pouco, é possível criar soluções e inovações importantes e de grande destaque no mercado.
O principal desafio do empreendedor, independentemente do segmento, é estruturar o modelo de negócios de maneira sustentável, não importa o nível do faturamento ou caixa inicial.
Outro detalhe importante é acreditar no projeto, bem como a formação da equipe, ou seja, ter profissionais comprometidos com o negócio faz muita diferença e pode ser tão – ou até mais – relevante do que ter muito dinheiro, direcionando a atenção e os esforços.
Isto posto, pessoas que desejam aprender sobre como fazer velas coloridas e pensam ser impossível começar com pouco, devem mudar a sua mentalidade e não acreditar nesse mito, assim terão mais chances de criar o seu negócio e ter excelentes resultados.
5- Sem um produto de excelência, não há sucesso
Este é um mito que pode gerar bloqueio nas pessoas, que acreditam que ter uma ideia em que acreditam não basta para criar uma empresa.
Diversas pessoas têm ideias todos os dias e já devem ter pensado em negócios em potencial.
Porém, a grande diferença entre alguém que vive no mundo das ideias e um empreendedor com chances de sucesso está na execução.
Tirar as ideias do papel e executá-las é muito melhor do que deixá-las guardadas por medo do erro, falha ou julgamento.
Inclusive, conforme já dito, é importante lembrar que cada vez mais diferentes tipos de projetos podem ser entendidos como boas opções de empreendimento.
Para as pessoas que tem uma boa ideia e ainda não conseguem colocá-la em prática, é fundamental traçar estratégias para que isso se torne possível, divulgando o projeto e encontrando possíveis investidores, por exemplo, adequando a forma de divulgação e venda das propostas.
Isto posto, ter ajuda das suas conexões, principalmente no início, é fundamental para iniciar a jornada de empreendimento e fazer uma boa divulgação do seu negócio de dosagem de cloro para tratamento de água.
6- Se você criar uma empresa e falhar uma vez, está fadado ao fracasso
Este é um mito terrível no universo do empreendedorismo quando o assunto é erro.
As falhas costumam ser muito condenadas no mercado empreendedor brasileiro, mas os erros fazem parte da jornada e são fundamentais para aprender e evoluir nesse caminho.
Os erros acontecem e fazem parte do processo, demandando atenção e agilidade para corrigi-lo.
Um erro que pode ser considerado terrível por uns, é visto como um aprendizado para outros.
Entender o que aconteceu durante o processo e buscar melhorias já é um grande avanço na mentalidade.
Deste modo, se ocorrer falhas no seu negócio de piso autonivelante preço, está tudo bem, o importante é entender o que aconteceu e não desistir.
7- A vida do empreendedor é fácil e tranquila
Este mito é um grande conhecido e está relacionado a ideia que algumas pessoas têm de que ao abrir um negócio, terão muito dinheiro e sucesso rapidamente, e trabalhando pouco.
A vida da pessoa que empreende não é tranquila, apesar de apresentar certa flexibilidade em alguns casos.
No entanto, estender o horário de serviço pode ser muito necessário, principalmente no início do projeto.
Assim, a jornada do empreendedor é cheia de muito trabalho e envolve muitos desafios, sendo que os indivíduos precisam ter muita força de vontade para vencer os desafios e ter sucesso.
Ou seja, há certa flexibilidade no horários e emergências, mas em alguns momentos será necessário abdicar de alguns hábitos e vida pessoal.
Sendo assim, é importante pensar em todos os cenários antes de empreender e criar um planejamento claro para o negócio, e esta dica vale para todas as áreas, seja no empreendedorismo no segmento de dedetização barra da tijuca rj ou no de vestuário, todos podem apresentar desafios que demandam atenção nas especificidades dos setores para atuar junto ao mercado consumidor.
Benefícios do empreendedorismo
Empreender pode ser o início de uma grande transformação na vida das pessoas, que podem trabalhar em uma área que tem interesse, criando soluções eficientes para a sociedade. Além destes, há outros ganhos interessantes, como:
- Geração de novos postos de trabalho;
- Desenvolvimento da economia e renda local da cidade;
- Mais qualidade de vida para o empreendedor;
- Descoberta de habilidades importantes;
- Permite aprender com os próprios erros;
- Crescimento pessoal e profissional;
- Oportunidade de superar desafios diários com mais naturalidade;
- Oportunidade de deixar um legado.
Estes são apenas alguns dos benefícios que podem ser aproveitados ao empreender, seja criando um produto diferente dos que já existem ou oferecendo serviços de monitoramento residencial 24 horas, sendo eles na visão do empreendedor até mesmo sua região e setor.
Independentemente da área, o empreendedorismo pode ser transformador na vida das pessoas e, consequentemente, na sociedade.
Portanto, colocar as ideias em prática, buscar informações e o conhecimento constantemente, trocando insights com uma rede de apoio de qualidade é o caminho para ter a sua empresa, oferecendo produtos e serviços adequados.
Além disso, será possível proporcionar boas experiências aos clientes e, assim, se tornando uma grande referência na área de atuação escolhida, algo que pode render reconhecimento de mercado e novas oportunidades de crescimento, além de grande satisfação pessoal.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.