É impossível negar que a popularização da Internet aumentou o desejo de milhares de pessoas de alavancar redes sociais, sejam as pessoais ou as profissionais.
Muitas pessoas hoje em dia têm o costume de passar horas e horas no celular e mais especificamente nas redes sociais, por isso as empresas viram uma oportunidade nisso.
Vendo que as redes sociais estavam presentes também na hora de comprar produtos, as empresas decidiram investir na estratégia de alavancar suas redes para aumentar suas vendas.
E para ajudar a entender mais como fazer isso, o artigo a seguir apresentará algumas estratégias de redes sociais, descreverá a importância das redes e mostrará como escolher as redes sociais ideais.
Tipos de estratégias nas redes sociais para alavancar
Conheça algumas das maiores dicas de estratégias para o dono de uma empresa de telha termoacústica pintada, por exemplo, que queira alavancar seus negócios nas redes sociais.
Nos dias de hoje, o marketing de conteúdo é uma das maiores estratégias de marketing digital para uma marca que deseja muito mais do que apenas vender um serviço ou produto.
Ela é fundamental para aquelas que desejam orientar, educar e informar os clientes, pois o marketing de conteúdo agrega muito valor tanto à marca quanto aos produtos.
Ele é um tipo de estratégia que vem da produção de conteúdos com o intuito de divulgar e promover a marca e o que ela vende, podendo ser feito no formato de:
- Texto;
- Vídeo;
- Imagem;
- Infografia.
E o conteúdo depende muito do tipo de público que a marca deseja atrair, pois a base dele será o interesse desse público (idade, sexo, profissão, preferências, entre outras coisas).
- Anúncios pagos
Para uma empresa de espuma poliuretano expansiva os anúncios pagos podem ser estratégias ótimas de aceleração do processo de aumento de visibilidade nas redes sociais.
O que difere o marketing de conteúdo dos anúncios pagos é que o primeiro se vale da criação e promoção de conteúdo para atrair clientes de maneira 100% orgânica.
Já os anúncios pagos, usam os mecanismos de publicidade das redes sociais para agilizar alguns processos a fim de atrair clientes de maneira mais rápida.
Os anúncios pagos aparecem em várias redes sociais, para todos aqueles que possam ter um interesse real no que a empresa tem a oferecer.
Investir em anúncios pagos é uma estratégia que pode ajudar a potencializar muito a visibilidade das redes sociais de uma marca e gerar excelentes resultados.
Mas assim como tudo, é necessário conhecer bem o público-alvo, todas as suas características pessoais e os interesses deles.
Além disso, ao fazer o uso de boas palavras-chave o anúncio pode ser mais assertivo e assim encontrar o público que esteja de forma mais fácil.
- Sorteios/campanhas
Também é possível investir em sorteios/campanhas de marketing para alavancar as redes sociais da marca de viga de ferro armado.
As empresas que mais usam esse tipo de estratégia buscam destacar tanto a marca quanto os seus serviços e/ou produtos.
Pois estimula o usuário a adotar um comportamento que envolve em suma maioria a curtida do post, o compartilhamento e até mesmo comentar neles.
E quando ele fizer isso estará concorrendo a um produto ou serviço que a empresa oferece, mas deve ser um item desejado pelo público para despertar interesse.
Mas para fazer um sorteio/campanha de sucesso é preciso antes ter uma boa base de clientes que seguem as redes sociais, como o Instagram ou Facebook, por exemplo.
- Invista em stories no Instagram
Os stories do Instagram são ótimos para que as empresas mostrem mais do seu dia a dia de forma criativa que envolva os clientes.
Com isso, o sentimento de paixão pela marca e pela sua história pode ir se desenvolvendo, dependendo do conteúdo dos stories.
Eles também podem ser usados para destacar as campanhas e os produtos e/ou serviços, garantindo o aumento do número de novos clientes e consequentemente das vendas.
- SEO (Search Engine Optimization)
O SEO nos dias de hoje é extremamente importante para o bom posicionamento das marcas nos mecanismos de busca como a Google.
Um bom lugar nas páginas é importante, já que a internet é um lugar ótimo para a atração de novos clientes, principalmente para os que estão atrás de produtos ou serviços.
Uma estratégia de SEO bem aplicada deve envolver tanto um bom conteúdo quanto o uso estratégico das melhores palavras-chave.
Deve estar atenta também a tecnologia, no caso a parte técnica do site como o carregamento, que também influencia muito na experiência do cliente.
Mesmo que o SEO seja uma estratégia de longo prazo, já que depende dos algoritmos dos buscadores como o Google, ela vale muito a pena, pois pode aumentar muito o alcance da marca.
- Uso de conteúdo em vídeo
Por último, o uso de conteúdos em vídeo, esse tipo de conteúdo pode aumentar mais de 90% o alcance de um perfil nas redes sociais.
Nos dias de hoje, onde as atenções nas redes sociais são extremamente disputadas, nunca se deve perder as chances de usar o máximo de recursos possível para ter seguidores.
Conteúdos em vídeo há muitos anos vem se mostrando muito efetivos para isso, através deles é possível atrair muitas novas vendas para a empresa fabricante de urna giratória para sorteio.
Entenda a importância das redes sociais
Segundo várias pesquisas como a do MarketingSherpa, mais de 90% das pessoas entre 18 e 35 anos seguem as suas marcas favoritas nas redes sociais.
Mesmo que a pesquisa também conte com estatísticas americanas, as tendências no Brasil não são assim tão diferentes.
Nos dias de hoje, o Brasil é responsável por 10% do tempo que as pessoas gastam nas redes sociais em todo o planeta, ficando apenas atrás dos Estados Unidos segundo a ComScore.
Com a facilidade de acessar a internet e as mudanças drásticas na jornada dos consumidores, as redes sociais viraram uma grande oportunidade para conquistar mais clientes.
Através de conteúdos de qualidade, informações e posts interativos sem aqueles anúncios chatos, é possível que uma marca de oficina mecânica especializada em suspensão alcance públicos muito maiores.
Vale lembrar que as estratégias nas redes sociais não anulam a necessidade das estratégias em e-mails marketing e em comerciais de televisão, por exemplo.
A integração de todas essas estratégias vêm ganhando cada dia mais força e são essenciais para engajar mais ainda o público-alvo e vários canais de comunicação.
Como definir as melhores redes sociais para o negócio
Muitas empresas que não estudam a melhor rede social para o seu negócio podem encontrar dificuldade em gerenciar tantas redes sociais ao mesmo tempo.
Uma empresa deve saber escolher as redes sociais que melhor se encaixam com o perfil do seu público, as que atendem mais suas necessidades.
A seguir algumas dicas para saber quais são as que mais podem combinar com o seu negócio, seja ele de exames do pcmso completo ou qualquer outra.
Analise a concorrência
É essencial fazer um balanço onde se analise quais são as redes sociais que os concorrentes do mesmo segmento estão mais presentes.
Cheque a audiência das outras empresas
Depois de saber as redes que os concorrentes mais usam é a hora de saber a audiência deles nessas redes, analise o alcance verificando as atualizações recentes.
Use ferramentas de pesquisa
É possível usar ferramentas de pesquisa, pois elas podem ajudar a ter uma noção geral dos seus maiores concorrentes no Google, e existem sites que mostram as redes sociais que os concorrentes usam.
Preste atenção no tamanho da audiência
Antes da empresa fabricante de cadeira odontológica croma publicar anúncios na rede social escolhida, é essencial que ela analise o público-alvo e o alcance do site.
Preste atenção nas ferramentas de busca
Use as redes sociais que tenham os melhores motores de busca e que ajude a buscar páginas por interesses ou até palavras-chave, um bom exemplo é o Facebook.
Participe de grupos e comunidades nas redes
Esses grupos e comunidades podem ajudar a empresa a encontrar os melhores e mais adequados clientes para o negócio.
Com eles é possível ver quais dos ilusórios presentes se encaixam no perfil que a empresa procura, muitos sites como Facebook, LinkedIn e Twitter permitem a criação de grupos assim.
Considerações finais
É necessário entender a importância das redes sociais para qualquer tipo de empresa que deseja aumentar seu engajamento online.
As várias ferramentas existentes podem ajudar a atrair mais público e a criar oportunidades que gerarão autoridade da marca e aumentarão as vendas de seus serviços e/ou produtos.
Mas cada rede social tem as suas particularidades, por isso uma empresa fabricante de peças para rodapé poliestiren deve entender onde o público-alvo está para ter um investimento mais assertivo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.